Uma nova bancada de deputados federais e senadores do Distrito Federal toma posse hoje no Congresso. Entre os oito integrantes da legislatura anterior, apenas Érika Kokay (PT/DF) se reelegeu. É uma frente parlamentar com quatro novatos. A mais votada, Flávia Arruda (PR), eleita com 121.340 votos nunca exerceu mandato. O mais próximo da vida pública foi a experiência como primeira-dama do DF. Vai atuar muito na área social. Procuradora aposentada, Bia Kicis (PSL) também estreia na política. Tornou-se conhecida como ativista a favor do impeachment de Dilma Rousseff e se aproximou de Jair Bolsonaro. Hoje é uma das deputadas mais próximas do presidente. Terá influência e sonha se eleger presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Deve manter vários embates com Kokay, já que ambas têm discursos contundentes e antagônicos. Luís Miranda (DEM) também é novidade. Bom de redes sociais, fez campanha de Miami (EUA), onde morava e representa uma incógnita. Também surgiu na vida pública depois de uma temporada morando na Europa a deputada Paula Belmonte (PPS). Seu foco será a educação. Os ex-distritais Celina Leão (PP), Júlio César (PRB) e Professor Israel (PV) são oriundos da Câmara Legislativa, mas também nunca exerceram cargo no Congresso.
O Distrito Federal tem uma alta representatividade feminina. São cinco mulheres dos oito integrantes da bancada. Média de 62%, bem acima da composição da Câmara dos Deputados. Dos 513 deputados eleitos e reeleitos, 77 são mulheres, o que representa 15%. E na última eleição o DF fez a primeira senadora, Leila do Vôlei (PSB).
Com uma dívida de R$ 7,7 bilhões, anunciada ontem, será possível o governador Ibaneis Rocha (MDB) pagar todos os reajustes e retroativos esperados pelos servidores públicos do DF.
Sumido das pistas políticas, o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) foi convidado a integrar grupo de motoqueiros num bate e volta a Unaí (MG) nesta semana. O petista sempre foi apaixonado pelos passeios a duas rodas e dividiu a estrada na quarta-feira com os componentes do Moto Clube Legião da Capital, do qual fazem parte o deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT) e o coronel na reserva Rogério Leão, ex-chefe da Casa Militar do DF.
O deputado Daniel Donizet trocou o PRP pelo PSL, sigla do presidente Jair Bolsonaro. Como o partido pelo qual o distrital se elegeu não cumpriu a cláusula de barreira, ele teve liberdade para troca, como estabelece a emenda constitucional. Seguindo os passos da deputada Bia Kicis, migrou para o PSL.
R$ 590.119.658
É o montante do GDF para servidores que converteram licença-prêmio em pecúnia
Carro emprestado
Em meio à coletiva do secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, o deputado eleito Túlio Gadelha (PDT/PE) esteve ontem no Palácio do Buriti para pegar o carro emprestado do correligionário Léo Bijos, secretário de Juventude, o corcel amarelo 1974 que estava estacionado na garagem do prédio. Disse que precisava estar motorizado para buscar a namorada, Fátima Bernardes, no aeroporto. Ela deve vir a Brasília para acompanhar a posse hoje.
Nova equipe do Gaeco
Responsável por várias investigações de combate à corrupção na área de saúde, como a Operação Genebra, relacionada a contratos da Cruz Vermelha, e a que recentemente provocou a prisão do ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa, o promotor de Justiça Luís Henrique Ishihara terá uma atuação importante nos trabalhos do Gaeco no novo formato definido pela procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa. Ishihara também teve uma passagem pelo Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCAP), com investigações e processos rumorosos, envolvendo policiais, como o agente Luiz Cláudio Nogueira e a delegada Martha Vargas, ambos condenados. A equipe contará também com os promotores Rodrigo Bezerra e Marcel Bernardi, que vinham atuando no NCAP. Entre várias ações, eles são responsáveis, em trabalho conjunto com a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), por ações criminais e cíveis contra a empresa Forja Taurus S/A que forneceu para a Polícia Civil armas de fogo com risco de disparos acidentais. A nova equipe estreia hoje. No NCAP, assumem os promotores de Justiça Gilberto Teles Coelho e Leonardo Borges.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…