Fabiana Costa

MPDFT: Votação expressiva é sinal de aprovação de gestão de Fabiana Costa

Publicado em Coluna Brasília-DF

Coluna Eixo Capital/ por Ana Maria Campos

Votação em dobro

A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto, teve 45% votos a mais do que o segundo colocado na lista tríplice eleita nesta quinta-feira (22/10). Com 247 votos, ela conseguiu dobrar a votação em relação à última eleição. Sinal de que sua administração foi aprovada. Na área do combate à corrupção, a Operação Falso Negativo, sobre fraude na compra de kits para testes de covid-19, foi a mais marcante. Levou à prisão preventiva a cúpula da Secretaria de Saúde do DF.

Aposta difícil

Comentário de um analista político e do Judiciário experiente, sobre o favorito ou favorita para a nomeação como chefe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT): “Quem entende a cabeça de Bolsonaro?”

No páreo

O promotor de Justiça Cláudio Portela está forte no páreo para o cargo de procurador-geral de Justiça do DF. Ele tem bom contato com o advogado Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil do governo Ibaneis Rocha.

Condenação mantida

Crédito: Edilson Rodrigues/CB/D.A Press.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região manteve condenação do promotor de Justiça Leonardo Bandarra (foto) pelo crime de concussão — exigir vantagem em razão do cargo — em processo da Operação Caixa de Pandora. Por oito votos a sete, os ministros rejeitaram recurso da defesa do Ex-procurador-geral de Justiça do DF.

Comemoração nas redes sociais

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) comemorou a condenação de Leonardo Bandarra pelas redes sociais: “Esse caso de corrupção (Operação Caixa de Pandora) sacudiu o DF, pois, além de políticos do primeiro escalão, envolveu Bandarra, então chefe do MPDF e Guerner, promotora. Justiça feita!”

PM bem na fita

A força da Polícia Militar cresce no poder federal. Depois que o major aposentado Jorge Oliveira, da PMDF, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o capitão da reserva Pedro César Nunes Ferreira Marques de Sousa assumiu a subchefia jurídica da Presidência da República. Os dois aposentaram-se por cotas da corporação, com aposentadoria proporcional ao tempo de serviço, depois que foram trabalhar com Jair Bolsonaro.

Esqueceram de combinar com os russos

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria, brigam sobre a eficácia da vacina chinesa, a União Química, empresa de propriedade de Fernando Marques, já começou a receber a tecnologia da Rússia para produzir a Sputnik V no Brasil.

Só papos

“O que a pandemia nos revelou são os aprendizes de ditadores. Figuras nanicas, hipócritas, idiotas, boçais, achando que mandam no estado dele. ‘Vai tomar vacina. Vai tomar você, vai tomar o que você entender, Coca-Cola, Tubaína’”

Presidente Jair Bolsonaro, sobre governadores que defendem a obrigatoriedade de vacina para covid-19

“O início da vacinação da população da Indonésia com a CoronaVac é prova da segurança desta vacina para salvar vidas. Nos países onde a vacina está sendo testada, estudos comprovam sua segurança. A CoronaVac é a vacina do Butantan. Motivo de orgulho para o Brasil”

Governador de São Paulo, João Doria