Bia Kicis posta foto com dois candidatos ao comando do MPDFT
Bia Kicis posta foto com dois candidatos ao comando do MPDFT Bia Kicis posta foto com dois candidatos ao comando do MPDFT

Bia Kicis posta foto com dois candidatos ao comando do MPDFT

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) postou no Twitter fotos ao lado de dois candidatos que integram a lista tríplice para a disputa do comando do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a atual procurador-geral de Justiça, Fabiana Costa, e o promotor Nardel Lucas, respectivamente primeira e terceiro mais votados. A nomeação fica a cargo do presidente Jair Bolsonaro.

No post, Bia Kicis registrou: “Que chefes inescrupulosos nunca mais se sentem na mais alta cadeira da Instituição! Abaixo fotos do meu encontro com os candidatos Nardel Lucas da Silva e Fabiana Costa Oliveira Barreto”. À coluna, a deputada afirmou: “Os dois são muito bons”. Quanto ao segundo colocado, Cláudio Portela, ela diz: “Não o conheço pessoalmente”.

Sobre vacinas e política

Em um post no Twitter, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro fez uma referência ao fundador do Novo, João Amoedo, que chamou a atenção nesse momento em que seu nome é considerado para a disputa eleitoral. Moro escreveu: “A opinião do João Amoedo sobre vacina pode ser discutível, mas deve ser respeitada. É preciso respeitar as opiniões contrárias, sem ofensas. Temos que valorizar a liberdade de expressão. Tolerância é o cerne do liberalismo político e do espírito da democracia”.

Amoedo defendeu isolamento social para quem se recusar a ser imunizado. “Quem decide não tomar vacinas, que evitam doenças contagiosas, não deveria poder frequentar espaços públicos, ruas, hospitais e escolas”, afirmou o candidato à Presidência da República pelo Novo na última eleição. Esse seria um caminho para Moro?

Lembranças de Pelé

No aniversário, ontem, de 80 anos do Rei Pelé, a deputada Flávia Arruda (PL-DF) postou uma foto dos tempos em que era primeira-dama do DF e foi anfitriã, ao lado do então governador José Roberto Arruda, de uma visita do maior ídolo do futebol. Foi em 2008, na inauguração da primeira Vila Olímpica do DF, em Samambaia.

Siga o dinheiro

R$ 17.471.668.878,5

É o valor estimado do contrato, para 14 anos, da concessão do sistema de transporte público coletivo do DF. Um novo processo de licitação está em andamento. O último ocorreu há nove anos. Uma audiência pública ocorrerá em 3 de dezembro para que a população apresente sugestões.

Apoio ao esporte

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) esteve nesta semana com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, para discutir o fortalecimento de ações para a implementação do programa Brasil em Campo no Distrito Federal. Lançado pelo governo Bolsonaro, o programa prevê a construção de quadras poliesportivas que podem permitir a descoberta de novos talentos e estimular o convívio social.

O Brasil em Campo conta com ações federais, municipais e da iniciativa privada. Os municípios interessados devem fornecer os terrenos de 24 mil metros quadrados já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura será feita com verbas de emendas parlamentares e será de responsabilidade do Ministério da Cidadania.

Dados do Fórum de Segurança sobre violência doméstica são contestados

A Secretaria de Segurança Pública do DF está contestando os dados utilizados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) relacionado à violência doméstica no ano passado. O DF ocupa a primeira posição. Segundo a pasta, o DF registrou 3.491 casos de lesão corporal relacionada à violência doméstica, e não 16.549, conforme apresentado nas tabelas.

“Levando-se em conta o dado absoluto correto, destacamos que o DF ocupa, na verdade, a 11ª melhor posição média nacional no ranking da violência doméstica”, afirma a secretaria. “As imprecisões geradas nos dados divulgados tiveram origem no fato de a tabela do FBSP apresentar o total de ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha no Distrito Federal. Esse total engloba diversos outros crimes, tais como: ameaça, injúria, dano, violação de domicílio e, também, a lesão corporal dolosa, que foi o recorte considerado para os outros estados brasileiros”, acrescenta.

Justiça marca audiência de conciliação entre Ibaneis e Sara Winter

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, líder do grupo bolsonarista 300 do Brasil, vão ficar cara a cara em audiência virtual designada pela Justiça do DF. O governador do DF entrou com ação pedindo indenização de R$ 50 mil por danos morais após a extremista emitir ofensas ao líder do Executivo local em vídeo.

Na gravação, ela diz: “Eu, pelo menos, e todo mundo aqui dos 300, concordamos que Ibaneis é um p* de um bandido e o STF é uma ditadura comunista”. Logo depois, um coro, puxado por ela, grita: “Ibaneis bandido! STF comunista”. O governador pode aceitar ou não a conciliação.

Só papos

“Bolsonaro rejeita vacina chinesa e aposta na de Oxford, que também tem composto vindo da China. E agora, Bolsonaro? Sua cegueira ideológica vai nos levar pro abismo!”

Deputada federal Érika Kokay (PT-DF)

“Bolsonaro exige comprovação científica de vacina, venha ela de onde vier. Daí os oportunistas já começam a dizer que o Bolsonaro é contra a vacina. Todo dia tem um político malandro achando que o povo é otário…”

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)