Na moda, o mercado de criptomoedas está na mira da Justiça Brasileira. O Ministério Público do Distrito Federal ajuizou, nesta semana, ação civil pública contra a empresa Atlas Quantum, que explora o ramo das moedas digitais (principalmente os bitcoins). O órgão pede danos morais coletivos por causa do vazamento de dados de clientes da empresa e o pagamento de indenização de R$ 10 milhões.
Segundo a Unidade Especial de Proteção de Dados Pessoais e Inteligência Artificial (ESPEC) do MPDFT, os dados de 260 mil pessoas foram violados, expondo a privacidade dos usuários. O valor será revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), caso se concretize decisão contrária ao Atlas. Segundo o texto do MP, houve falta de cuidado e zelo da empresa com as informações dos clientes.
Foram expostos números de telefone, endereços de e-mail dos clientes e o saldo das contas. Diversas pessoas atingidas pelo vazamento, de acordo com o MPDFT, moram no Distrito Federal. Além do problema com os dados, o órgão não descarta a possibilidade de que o Atlas, ao contrário do que afirma, “opere um esquema de pirâmide financeira”.
Outro lado
Por meio da assessoria de imprensa, a empresa afirmou que não foi informada sobre o processo e que reafirma o compromisso com a transparência de todas as suas ações. “Reiteramos que o fato não ocasionou qualquer risco de perda dos investimentos, bem como adotamos todas as medidas necessárias para evitar prejuízos aos nossos clientes”, justifica.
O Atlas nega as acusações de pirâmide financeira e afirma não prometer rendimentos por trabalhar com “operação de renda variável”. “Operamos a compra e venda das moedas, gerando a rentabilidade que compartilhamos com nossos clientes”, diz a nota.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…