MPDFT processa empresa de bitcoins por vazamento de dados de clientes

Compartilhe

Na moda, o mercado de criptomoedas está na mira da Justiça Brasileira. O Ministério Público do Distrito Federal ajuizou, nesta semana, ação civil pública contra a empresa Atlas Quantum, que explora o ramo das moedas digitais (principalmente os bitcoins). O órgão pede danos morais coletivos por causa do vazamento de dados de clientes da empresa e o pagamento de indenização de R$ 10 milhões.

Segundo a Unidade Especial de Proteção de Dados Pessoais e Inteligência Artificial (ESPEC) do MPDFT, os dados de 260 mil pessoas foram violados, expondo a privacidade dos usuários. O valor será revertido ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), caso se concretize decisão contrária ao Atlas. Segundo o texto do MP, houve falta de cuidado e zelo da empresa com as informações dos clientes.

Foram expostos números de telefone, endereços de e-mail dos clientes e o saldo das contas. Diversas pessoas atingidas pelo vazamento, de acordo com o MPDFT, moram no Distrito Federal. Além do problema com os dados, o órgão não descarta a possibilidade de que o Atlas, ao contrário do que afirma, “opere um esquema de pirâmide financeira”.

Outro lado

Por meio da assessoria de imprensa, a empresa afirmou que não foi informada sobre o processo e que reafirma o compromisso com a transparência de todas as suas ações. “Reiteramos que o fato não ocasionou qualquer risco de perda dos investimentos, bem como adotamos todas as medidas necessárias para evitar prejuízos aos nossos clientes”, justifica.

O Atlas nega as acusações de pirâmide financeira e afirma não prometer rendimentos por trabalhar com “operação de renda variável”.  “Operamos a compra e venda das moedas, gerando a rentabilidade que compartilhamos com nossos clientes”, diz a nota.

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

4 horas atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

4 dias atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Entrando em 2026: o ano-novo das autoridades de Brasília

A vice-governadora Celina Leão (PP) passou o réveillon na Esplanada dos Ministérios, acompanhando os shows…

5 dias atrás