A delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Melo Filho, que revelou uma doação de R$ 50 mil da empresa à campanha eleitoral do distrital Robério Negreiros (PSDB) em 2014, está nas mãos do desembargador do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) Waldir Leôncio. No âmbito da Lava-Jato, o ex-executivo disse, em depoimento, que o pagamento aconteceu “pois, em algum momento, no futuro, poderíamos ter interesses locais a serem defendidos no Distrito Federal”.
O magistrado encaminhou a documentação, ontem, à Procuradoria-Geral de Justiça do DF para manifestação. Na prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o parlamentar não declarou recebimentos diretos da Odebrecht. Contudo, detalhou doações que totalizam R$ 50 mil da Braskem, petroquímica controlada pela empreiteira.
Claudio Melo relata que não foi procurado pelo parlamentar, o qual concorreu à eleição pelo PMDB. A conversa sobre a quantia teria acontecido com o sogro de Negreiros, Luiz Carlos Garcia. “Ele foi a meu escritório e fez uma solicitação de pagamento de campanha para seu genro. Eu disse a ele que não tinha relações com deputados distritais e não era meu objetivo ter”, contou antes de garantir que a empresa efetivou o repasse. A doação foi direcionada ao Comitê Financeiro do partido.
O distrital ressaltou que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou todas as petições que mencionavam o grupo de deputados federais que receberam repasses oficiais da Odebrecht e empresas controladas pela empreiteira na campanha de 2014. Negreiros participava do aglomerado. Mas, por ser distrital, o caso tem de passar pelo crivo do Conselho Especial do TJDFT e da Procuradoria-Geral de Justiça do DF. “O processo seguirá o mesmo caminho que todos os outros. Isso é assunto morto”, garantiu.
O parlamentar destacou também que as contas da campanha foram validadas pelo TSE sem ressalvas. “Eu nunca tive contato com o delator e nem sequer recebi o dinheiro diretamente”, disse.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…