Crédito: Marcelo Ferreira/DaPress
ANA MARIA CAMPOS
O Ministério Público do DF e a Polícia Civil deflagram nesta manhã (05/10) a segunda fase da Operação Checklist que apura corrupção na liberação de veículos irregulares no transporte público do DF.
São cumpridos quatro mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão e uma condução coercitiva. Eles serão ouvidos na Delegacia Especial de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) da Polícia Civil do DF.
A investigação apontou que agentes públicos continuam a receber propinas pagas pelos permissionários e concessionários, para a liberação dos veículos sem cumprir as exigências de segurança para o tráfego. A Operação Checklist 1 foi deflagrada há 40 dias.
Diálogos interceptados com autorização judicial revelam sucessivos ajustes para o pagamento da propina, demonstrando que o sistema de corrupção não só ocorre por ocasião das vistorias e inspeções, mas também no combate da pirataria.
Entre os presos estão o auditor fiscal de atividades urbanas Cláudio Marcello Oliveira Pinho, que atua na Rodoviária do Gama, supostamente cobrando propina para liberar veículos com defeitos que ficariam impedidos de rodar.
Também foram presos Robson Medeiros de Morais, Marlene Francisca Avies Chagas e Pedro Jorge Oliveira Brasil. Há também a condução coercitiva à Decap de Carlos Mi de Oliveira. As buscas e apreensões foram realizadas nas residências dos cinco alvos.
A seguir mais informações
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O ministro Bruno Dantas, ex-presidente do Tribunal…
ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha nomeou, nesta terça-feira (1º), o policial civil aposentado…
Secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Nísia Trindade, Swedenberger Barbosa, o Berger, está…
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, começa a…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos A empresária Maria Amélia Campos, dona da…
Às vésperas do julgamento mais importante de sua vida, em que a 1ª Turma do…