Considerada pelo setor produtivo uma das principais pautas positivas do governo do Distrito Federal neste ano, a lei de desburocratização na concessão de alvarás se tornou alvo de uma ação na Justiça. Anunciada com pompa e circustância pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e pela presidente Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Buriti, em outubro, a Lei de Simplificação de Atividades Econômicas, criada pelo Executivo local e aprovada na Câmara Legislativa, é alvo de uma ação direta de inconsticionalidade (Adin).
Para o Ministério Público do DF e Territórios, a nova legislação, que prometia reduzir para 10 dias o tempo para abertura de empresa em Brasília, não respeita a Contituição. O governo federal, por meio da Secretaria das Micro Empresas, atuou em conjunto na elaboração da lei e na implantação do Sistema de Registro de Empresas. A intenção da União era testar o novo modelo no DF para, depois, levá-lo às outras unidades da federação.
De acordo com a Adin, o GDF não se atentou à histórica ação do MP em relação a medidas similares tomadas por governos anteriores. “É patente a inconstitucionalidade material dos dispositivos da Lei 5.547/2015, uma vez que incorrem idênticos vícios de inconstitucionalidade constantes de leis anteriores sobre o tema”, diz o documento da Assessoria Cível e de Controle de Constitucionalidade da Procuradoria-geral de Justiça.
A ação também afirma que esta lei está ainda mais distante da legalidade do que as anteriores. “O legislador foi ainda mais ousado. Dispensou não apenas a carta de habite-se como também a apresentação de atestado de conclusão ou laudo técnico atestando as condições de segurança da edificação”. A Adin, agora, será analisada pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF, que julgou procedente outras ações similares.
O governo informou que aguarda ter acesso à Adin para se pronunciar a respeito.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…