Supostas irregularidades na compra de um equipamento para diagnóstico de câncer, que custou R$ 3 milhões sem licitação, resultaram no ajuizamento de ação por improbidade administrativa contra o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa e outros quatro ex-gestores da área. O PET Scan, comprado em 2013, encontra-se sem uso.
De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), não houve planejamento técnico nem estudos prévios para a compra do aparelho. A unidade responsável por emitir pareceres técnicos — Diretoria de Engenharia Clínica de Equipamentos Médicos da Secretaria de Saúde — não foi consultada.
“Não se discute o acerto ou não da aquisição, mas a forma como foi feita, sem qualquer planejamento e com especificações técnicas que não foram justificadas pela necessidade da rede pública de saúde e dos pacientes. O propósito era direcionar a escolha para determinado fornecedor, em prejuízo do caráter competitivo do certame”, argumenta a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Marisa Isar.
Uma auditoria do Tribunal de Contas do DF (TCDF) apontou que a rede pública de saúde gastou mais de R$ 132 mil com a contratação de exames na rede privada entre 2014 e 2015 devido à não instalação do PET Scan.
Além de Rafael Barbosa, são acusados o ex-Subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde José Moraes de Falcão, o ex-subsecretário de Atenção à Saúde Roberto José Bittencourt, o ex-diretor da Diase Vicente de Paulo Silva de Assis e o ex-gerente de apoio diagnóstico Nuri Carlos Maurício Libânio Diniz.
Entre outras punições, o MP pede a suspensão dos direitos políticos deles de 5 a 8 anos, o pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano, a perda de função pública e a proibição de firmar contratos com o poder público.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…