Coluna Eixo Capital, publicada em 17 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos
O Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek recebeu, entre janeiro e setembro deste ano, 523 mil passageiros em voos internacionais. Segundo dados da Inframerica, administradora do aeroporto do DF, o número é 28,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a capital teve 407 mil passageiros de voos oriundos de outros países. O aumento do movimento decorre da ampliação do número de voos internacionais e sem conexão, como forma de fomentar o turismo da capital. Atualmente, há nove destinos que já saem do DF sem conexões: Lisboa, Cidade do Panamá, Miami, Orlando, Buenos Aires, Lima e Santiago. A partir de dezembro e fevereiro, também será possível embarcar para Cancún, no México, e para Bogotá, na Colômbia, sem escalas. E o GDF está negociando mais voos internacionais direto de Brasília com algumas companhias aéreas estrangeiras. “A abertura desses voos representa um crescimento para Brasília, permitindo que a capital do país seja não apenas um ponto de partida, mas também de chegada para visitantes, impulsionando a economia da cidade. Para continuarmos posicionando Brasília entre os principais destinos do mundo, é essencial essa integração e cooperação entre países, governos e empresários, todos com o mesmo objetivo: atrair mais turistas para a cidade”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Mercado internacional ao alcance dos empresários locais
O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, comemorou o sucesso da primeira edição do DF para o Mundo, evento realizado em parceria com a Apex Brasil que reuniu mais de 300 empresários do DF em busca de informações sobre o mercado internacional. O evento, que aconteceu na terça-feira, atraiu dezenas de parceiros, que montaram estandes e ministraram palestras para os empreendedores que sonham em exportar seus produtos e serviços e verem suas empresas crescerem. Durante o evento, a Secretaria de Relações Internacionais, Fibra-DF e Apex assinaram um Memorando de Entendimento focado em habilitar empresas para que se tornem exportadoras. “Brasília não é apenas o centro do poder, nós temos indústria, um comércio pujante, uma agricultura forte e mais de 65% dos empresários com o sonho de se tornarem exportadores. Cabe a nós qualificar essas empresas e mostrar os caminhos para que isso aconteça”, destacou Paco Britto.
Everardo Gueiros lança chapa Coragem para Mudar
A chapa Coragem para Mudar, que tem Everardo Gueiros, o Vevé, e Rute Raquel como candidatos à presidência e à vice-presidência da Seccional do Distrito Federal da OAB-DF, foi lançada ontem no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ele já está em campanha há meses, mas agora é para valer.
Poli reúne apoiadores para abertura da campanha
Da mesma forma, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, também fez uma festa para lançamento de sua candidatura. Foi no Cota Mil. O evento da chapa OAB para Todos reuniu apoiadores numa festa tomada pela cor laranja.
Cléber anuncia sua vice
A advogada e professora Gisele Reis será a vice na chapa liderada por Cléber Lopes para a disputa à presidência da OAB-DF. Com mais de 20 anos de experiência, Gisele é conhecida por uma atuação que une o direito à comunicação e ao magistério. Gisele Reis é consultora jurídica da Rádio e TV Justiça, com especialização na área criminal, incluindo o Tribunal do Júri e os tribunais superiores. Desde o início da pré-campanha, Cléber dizia que queria ter como vice uma mulher negra.
Paridade
Todas as chapas anunciadas para a disputa à OAB-DF são formadas por um homem e uma mulher, como presidente e vice, ou vice-versa. Everardo Gueiros tem a seu lado a advogada Rute Raquel. Paulo Maurício Siqueira, o Poli, concorre tendo como parceira Roberta Queiroz e Cléber Lopes anunciou ontem Gisele Reis. Cristiane Damasceno escolheu o advogado Alexandre Queiroz e Karolyne Guimarães vai registrar como vice o advogado Antônio Gomes, procurador de Justiça aposentado.
Feira “Audote um Amigo”
Neste domingo, o Parque da Cidade vai se transformar em oportunidade para animais resgatados encontrarem uma família. O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) promove a feira “Audote um Amigo”, onde dezenas de cães e gatos vítimas de abandono e maus-tratos estarão à espera de um lar responsável. Os pets disponíveis, de todas as idades e sem raça definida, foram resgatados das ruas e agora aguardam por famílias que lhes proporcionem amor e cuidado. Além das adoções, o evento também será uma oportunidade para que a comunidade contribua diretamente com a causa animal. Doações de cobertores, roupinhas, ração para cães e gatos, medicamentos e materiais de limpeza serão aceitas e destinadas aos animais em situação de vulnerabilidade. A feira será realizada no estacionamento 10 do Parque da Cidade.
Fim da discriminação no elevador de serviço
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa aprovou projeto de lei que veda a diferenciação de elevadores sociais e de serviços nos prédios públicos e privados do DF. O descumprimento pode acarretar em advertência e multa de R$ 5 mil, segundo a proposta de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol). “Espaços que dividem grupos de modo discriminatório reforçam a continuidade de práticas segregacionistas e escravocratas no Brasil. Assim como o ‘quarto de empregada’, a divisão entre ‘elevador de serviço’ e ‘elevador social’ atesta o preconceito nas relações sociais, especialmente de cunho classista, racial e profissional”, afirma o distrital.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…