Motta e o problema crônico das aéreas

Compartilhe

Coluna escrita por Carlos Alexandre de Souza e Eduarda Esposito neste sábado (18/10) — A indignação do presidente da Câmara, Hugo Motta, com as companhias aéreas e a possível cobrança para bagagem de mão é o capítulo mais recente de um setor econômico com problemas graves. Vez ou outra, políticos anunciam medidas que denotam alguma preocupação com o passageiro ou a qualidade do serviço. Na maior parte das ocasiões, essas iniciativas resultam apenas em palavrório, com parcos benefícios para o consumidor.

Uma das ações que não decolaram foi o programa Voa Brasil, lançado pelo governo federal em julho de 2024 para dar uma chance a aposentados comprarem passagens aéreas por até R$ 200. Um ano depois, apenas 1,5% dos bilhetes foram adquiridos. Havia uma promessa de se estender o benefício do Voa Brasil a estudantes. Até o momento, não há previsão para essa medida.

Paralelamente, as dificuldades financeiras das companhias se agravaram notoriamente a partir da pandemia, com a redução drástica de voos. A alta do dólar e a taxa elevadíssima de juros também atingiram a operação dessas empresas. Os sinais são inequívocos: nos últimos cinco anos, as três principais companhias do país pediram recuperação judicial.

Isso explica por que se pretende cobrar mais do consumidor para utilizar o transporte aéreo. Nada indica que a ação das autoridades resulte em melhora significativa nesse cenário.

Para poucos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a realização de um almoço de aniversário pelos 15 anos da filha caçula do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Laura Bolsonaro. A comemoração está prevista para este sábado, na residência onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.

Convidados

Apenas nove pessoas, indicadas pela defesa de Bolsonaro, poderão participar da festa. Entre elas estão seis integrantes do grupo de oração liderado por Michelle Bolsonaro; a senadora Damares Alves (Republicanos-DF); a madrinha da aniversariante e o maquiador Agustin Fernandez.

Arquivado

Em outra decisão, o ministro do STF arquivou a ação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, movida pelo PT. Segundo a representação feita pelo partido, o ex-ministro bolsonarista teria cometido um ato antidemocrático ao dizer que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como o (Alexandre de) Moraes”. O magistrado seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República.

Inconstitucional

No parecer, o procurador-geral Paulo Gonet afirmou que a anistia a condenados por crimes contra a democracia, como no caso dos acusados pelos atos de 8 de janeiro, é inconstitucional. Mas afirmou que as articulações políticas em favor da proposta não configuram crime. Segundo Gonet, ações nesse sentido “não constituem ilícito penal e estão dentro dos limites da liberdade de expressão”.

Pague mais

Para aumentar o cerco às bets, o deputado Pauderney Avelino (União-AM) apresentou um projeto que aumenta a tributação de 12% da receita bruta dos jogos para 25% e destina 6% dos valores arrecadados para a promoção de políticas públicas de interesse social, como a área da saúde.

Visita

O filho da deputada Carla Zambelli (PL-SP) irá visitá-la na prisão na Itália na próxima semana. João afirma que a mãe está muito mal e que não tem recebido tratamento adequado para a depressão. Zambelli tem escrito cartas e a família avalia publicar para que os apoiadores possam se comunicar com ela após o retorno de suas redes sociais.

Boas práticas

Na próxima semana ocorrerá o pré-lançamento da 7ª edição do anuário sobre o setor de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da América Latina. Serão apresentados os 50 finalistas das categorias do prêmio “Mais Admirados Profissionais de RIG do Ano”, e as prévias dos resultados da pesquisa de 2025. Pela primeira vez, houve a pesquisa salarial da categoria. O evento será no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na próxima quarta-feira (22) às 18h.

Crime contra saúde

O Brasil lidera a desinformação sobre vacinas na América Latina, segundo estudo divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas. A rede social Telegram concentra 40% das informações deturpadas sobre a imunização. A pesquisa mapeou 81 milhões de mensagens em 1.785 comunidades do Telegram entre 2016 e 2025. Foram analisados os dados em 18 países da América Latina e Caribe.

Hora de agir

Para combater essa moléstia, o Ministério da Saúde promove, de hoje até 31 de outubro, o Dia D nacional de multivacinação. A ideia é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adoscentes até 15 anos de todo o país. No Distrito Federal, as vacinas estão disponíveis em mais de 100 localidades. A lista completa pode ser acessada no link https://www.saude.df.gov.br/locais-de-vacinacao.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

  • CB.Poder

Cinco deputados do DF votam a favor da suspensão de deputado do PSol. Bia e Fraga queriam cassação

ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Celina ataca fake news

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Câmara aprova projeto da OAB-DF que obriga a polícia a comunicar casos de violência doméstica envolvendo advogados

Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Veja como a bancada do DF votou no projeto que reduz pena de Bolsonaro e de outros condenados pelos atos golpistas

ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Trabalhadores da limpeza do Buriti vão receber adicional de insalubridade, por decisão judicial

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Claudio Abrantes anuncia pré-candidatura à CLDF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…

3 dias atrás