Morre, aos 87 anos, a ex-deputada Eurides Brito

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Morreu hoje (03) a ex-deputada federal, ex-deputada distrital, ex-secretária de Educação do DF e professora Eurides Brito, aos 87 anos. Ela completaria 88 em 28 de fevereiro.

Nascida em Capanema, no Pará, Eurides fez da educação a sua bandeira política. Ela se elegeu pela primeira vez em 1990 e exerceu mandato de deputada federal entre 1991 e 1993 e de distrital de 1999 a 2009.

Pós-Doutorado em administração da educação na Universidade da Califórnia, na cidade de Los Angeles, em 1976, Eurides é autora de vários livros sobre educação e pedagogia. Era graduada em pedagogia, história e geografia pela Universidade Federal do Pará.

Eurides tinha aliados importantes que já faleceram também. Um deles, o ministro aposentado do STJ Carlos Mathias Fernando de Souza. Em 1980, ao assumir a Secretaria de Educação e Cultura do DF, a convite do governador Aimé Lamaison (1979-1983), ela exigiu autonomia para trabalhar e montar sua equipe, e convidou para a direção da Fundação Cultural o advogado Carlos Mathias Fernando de Souza. Os dois já haviam trabalhado juntos quando foi diretora do Ensino Fundamental do Brasil no Ministério da Educação.

Outro aliado era o ex-ministro da Educação, da Justiça, da Previdência social do Trabalho e ex-presidente do Senado Jarbas Passarinho. Ela foi secretária de Educação do governo de Passarinho no Pará.

Outro político com quem trabalhou foi o ex-governador Joaquim Roriz. Tinha uma relação de amizade e influência na área de educação de seus governos.

A ex-parlamentar faleceu por volta das 5h desta segunda-feira. Ela estava internada desde o Natal na UTI do Hospital Santa Lúcia.

Durante sua trajetória política, esteve envolvida nas denúncias da Operação Caixa de Pandora e chegou a ter o mandato cassado na Câmara Legislativa. Ela se recusou a renunciar porque alegava inocência em relação às acusações feitas pelo delator da operação, Durval Barbosa.

Em pronunciamento na Câmara Legislativa, muito antes da deflagração da Operação, Eurides discursou: “A reputação é o que é dito pelos outros, já o caráter é reconhecido por Deus”.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

Esposa de Anderson Torres é nomeada em gabinete de conselheiro do TCDF

ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…

12 horas atrás
  • CB.Poder

Vorcaro sobre Ibaneis: “conversas institucionais”

Da coluna Eixo Capital Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o dono do Master…

13 horas atrás
  • CB.Poder

O perfil dos apostadores do DF: 35% da população do DF jogaram nos últimos 12 meses

Da coluna Eixo Capital Pesquisa realizada pelo GDF apontou que mais de um terço dos…

13 horas atrás
  • CB.Poder

Magela: “Estou sendo estimulado a disputar uma vaga de deputado federal”

Da coluna Eixo Capital À Queima Roupa: Geraldo Magela, ex-deputado federal, ex-deputado distrital, ex-presidente da…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos do DF

Presidente da Comissão de Orçamento, Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, o deputado Eduardo…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Concursos públicos do DF terão de cobrar noções de primeiros socorros

Os concursos públicos para ingresso na administração pública do Distrito Federal deverão obrigatoriamente cobrar "noções…

2 dias atrás