Por Ana Dubeux – O ministro do Superior Tribunal de Justiça Sebastião Reis Júnior lança, na quinta-feira, o livro Translúcida. A publicação reúne registros fotográficos de presas transexuais no Centro de Detenção Provisória Pinheiros II, em São Paulo. Além de 38 fotos, há 35 textos e duas ilustrações. As imagens e palavras reunidas na publicação buscam retratar o drama e o cotidiano das pessoas trans.
“Não é um livro de fotos. Também não é um livro que se limita a discutir a questão prisional. É muito mais do que isso. As fotos serviram para provocar, para falarmos sobre algo que não pode ficar escondido atrás dos muros de uma prisão, nem embaçado por preconceitos e mentiras. Temos que falar abertamente sobre as pessoas transexuais. Não só das presas, mas de todas que estão ao nosso redor, com quem convivemos no dia a dia”, escreve Reis Júnior no livro, que tem prefácio do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.
Integrante da 3ª Seção do STJ, especializada em ações penais, o magistrado visita habitualmente unidades do sistema penitenciário. Ele acredita que o juiz precisa estar ciente do local para onde vão os sentenciados. Para produzir o livro, Reis Júnior fez uso de outra competência paralela, além do conhecimento jurídico: o ofício de fotógrafo.
O lançamento de Translúcida será às 19h, no auditório externo do STJ, como parte do seminário Igualdade e Justiça: a Construção da Cidadania Plural.
O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) renovou a munição nas críticas ao governo federal. Esta semana, em sessão no Congresso, reclamou da demora do Planalto em enviar projeto de lei ou medida provisória que autoriza a recomposição de 18% às forças de segurança pública do DF. ‘O governo Lula é um governo sem palavra, que não cumpre acordo, mente para seus líderes”, disparou.
Nas palavras de Fraga, a inação do Planalto deixa o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) em situação “de desmoralização”. “Isso mostra o que é o governo do PT: um governo sem compromisso, sem palavra, sem rumo, sem nada”.
Geraldo Magela, um dos nomes importantes do PT no Distrito Federal, está convencido de que o presidente Lula impedirá qualquer ação que prejudique o Fundo Constitucional do DF. Ele advoga uma mobilização que sensibilize o chefe do Planalto. “Vamos pedir ao Senado, mas vamos pedir também ao presidente Lula que preserve o Fundo Constitucional”, garante.
Magela afirma que a defesa do FCDF é um movimento suprapartidário, que deve envolver a classe política, o setor empresarial e a sociedade civil. “Este Fundo não é para o governador A, B ou C. É do povo do Distrito Federal”, acredita.
Os brasilienses apaixonados por esoterismo terão a oportunidade de conhecer, neste fim de semana, a maior feira mística do país. Pelo menos dez autoridades que atuam do Congresso Nacional, nos Palácios do Planalto e Buriti confirmaram presença na Mystic Fair, que acontece no Espaço Monumental, no Setor de Clubes Sul. A maioria dos políticos querem fazer leitura de oráculos.
É a maior concentração de ministros da Defesa já vista. Assim se convencionou chamar o evento virtual desta segunda-feira, às 10h, promovido pelo IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa). O debate sobre o Presente e o Futuro da Defesa Nacional contará com a participação de Nelson Jobim, Sérgio Etchegoyen, Raul Jungmann, Fernando Azevedo e o convidado especial: o atual titular da pasta, José Múcio Monteiro.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…