ministro sebastiao reis

Ministro do STJ lança livro com fotos de presas transexuais e textos sobre direitos humanos

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Por Ana Dubeux –  O ministro do Superior Tribunal de Justiça Sebastião Reis Júnior lança, na quinta-feira, o livro Translúcida. A publicação reúne registros fotográficos de presas transexuais no Centro de Detenção Provisória Pinheiros II, em São Paulo. Além de 38 fotos, há 35 textos e duas ilustrações. As imagens e palavras reunidas na publicação buscam retratar o drama e o cotidiano das pessoas trans.

Transparência

“Não é um livro de fotos. Também não é um livro que se limita a discutir a questão prisional. É muito mais do que isso. As fotos serviram para provocar, para falarmos sobre algo que não pode ficar escondido atrás dos muros de uma prisão, nem embaçado por preconceitos e mentiras. Temos que falar abertamente sobre as pessoas transexuais. Não só das presas, mas de todas que estão ao nosso redor, com quem convivemos no dia a dia”, escreve Reis Júnior no livro, que tem prefácio do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Olhar real

Integrante da 3ª Seção do STJ, especializada em ações penais, o magistrado visita habitualmente unidades do sistema penitenciário. Ele acredita que o juiz precisa estar ciente do local para onde vão os sentenciados. Para produzir o livro, Reis Júnior fez uso de outra competência paralela, além do conhecimento jurídico: o ofício de fotógrafo.

Anote

O lançamento de Translúcida será às 19h, no auditório externo do STJ, como parte do seminário Igualdade e Justiça: a Construção da Cidadania Plural.

Metralhadora

O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) renovou a munição nas críticas ao governo federal. Esta semana, em sessão no Congresso, reclamou da demora do Planalto em enviar projeto de lei ou medida provisória que autoriza a recomposição de 18% às forças de segurança pública do DF. ‘O governo Lula é um governo sem palavra, que não cumpre acordo, mente para seus líderes”, disparou.

Sem rumo e sem palavra

Nas palavras de Fraga, a inação do Planalto deixa o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) em situação “de desmoralização”. “Isso mostra o que é o governo do PT: um governo sem compromisso, sem palavra, sem rumo, sem nada”.

Apelo a Lula

Geraldo Magela, um dos nomes importantes do PT no Distrito Federal, está convencido de que o presidente Lula impedirá qualquer ação que prejudique o Fundo Constitucional do DF. Ele advoga uma mobilização que sensibilize o chefe do Planalto. “Vamos pedir ao Senado, mas vamos pedir também ao presidente Lula que preserve o Fundo Constitucional”, garante.

Esforço coletivo

Magela afirma que a defesa do FCDF é um movimento suprapartidário, que deve envolver a classe política, o setor empresarial e a sociedade civil. “Este Fundo não é para o governador A, B ou C. É do povo do Distrito Federal”, acredita.

Dize-me o futuro

Divulgação

Os brasilienses apaixonados por esoterismo terão a oportunidade de conhecer, neste fim de semana, a maior feira mística do país. Pelo menos dez autoridades que atuam do Congresso Nacional, nos Palácios do Planalto e Buriti confirmaram presença na Mystic Fair, que acontece no Espaço Monumental, no Setor de Clubes Sul. A maioria dos políticos querem fazer leitura de oráculos.

Defesa máxima

Divulgação

É a maior concentração de ministros da Defesa já vista. Assim se convencionou chamar o evento virtual desta segunda-feira, às 10h, promovido pelo IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa). O debate sobre o Presente e o Futuro da Defesa Nacional contará com a participação de Nelson Jobim, Sérgio Etchegoyen, Raul Jungmann, Fernando Azevedo e o convidado especial: o atual titular da pasta, José Múcio Monteiro.