55DD13DF-B793-4731-842D-4EC37C98EA79

Ministro da Casa Civil do governo Lula diz que Brasília fez muito mal ao Brasil

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital, Entrevistas, GDF, Notícias

Da coluna Eixo Capital/Ana Maria Campos

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, adotou um tom de ataques à capital do país. Ao participar de evento na Bahia, na última sexta-feira (02), o ministro disse que Brasília é uma “ilha da fantasia” e criticou a instalação da capital no Distrito Federal. “Eu chamo aquilo de ilha da fantasia. Aquele negócio de colocar a capital longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, disse. “Era melhor ter ficado no Rio de Janeiro ou ter ido para São Paulo, Minas ou para a Bahia. Para que quem fosse entrar num prédio daquele ou na Câmara dos Deputados ou no Senado, passasse antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, debaixo de um viaduto, com gente pedindo comida, com gente desempregada porque ali as pessoas vivem numa ilha ilusória, numa bolha de fantasia”, discursou.

 

O ministro precisa circular mais e dar uma volta fora do centro de Brasília. Mas pobreza não é nenhum mérito e no DF só vai aumentar se os políticos de fora mantiverem essa postura contra a capital.

 

Rui Costa: “Em Brasília fazer o errado, para muitos, é o certo”

Rui Costa seguiu criticando Brasília como se a cidade fosse apenas o centro do poder: “Brasília é difícil porque lá fazer o certo, para muitos, está errado. E fazer o errado, para muitos, é que o certo na cabeça deles”.


Aliados baianos

As declarações do ministro Rui Costa pegaram mal entre petistas de Brasília que se sentiram incomodados com os ataques do homem forte do Palácio do Planalto à cidade.

 

Ocorrem na semana em que entidades e políticos do DF estão mobilizados para tentar salvar o Fundo Constitucional dos cortes previstos no arcabouço fiscal.

 

Por coincidência, o relator do substituto aprovado pela Câmara dos Deputados, Cláudio Cajado (PP), é baiano, como Rui Costa. Cajado, aliás, é aliado de Costa no estado.


Vigilante: “Fala mostra desconhecimento”

O deputado Chico Vigilante (PT) reagiu às declarações do companheiro de partido, Rui Costa, que chamou de “infelizes”.

 

“A fala do ministro Rui Costa, em um evento na Bahia, de que Brasília é uma ilha da fantasia, mostra um completo desconhecimento da capital federal. Diante disto, o convido para conhecer o Sol Nascente, a Estrutural, o Pôr do Sol, e outros, para que conheça o verdadeiro DF”, disse o líder do PT na Câmara Legislativa.

 

E acrescentou: “Aqui tem um povo trabalhador. Por isso, aproveito para convidar o ministro pra conhecer o setor industrial da Ceilândia e a nossa zona rural tão produtiva de café, soja, milho, frutas… ele irá se surpreender! A dificuldade aqui não é tão diferente dos morros de Salvador”.


Chico Vigilante disse que o que Brasília precisa é de mais “carinho” e “atendimento” do governo Lula, como o presidente deu nos outros governos.