congresso_eixo Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Metade da bancada do DF vota a favor da chamada PEC da Impunidade

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

A bancada do DF se dividiu na votação da admissibilidade da PEC da impunidade, na noite de quarta-feira (26/2). Os deputados Professor Israel (PV-DF), Érika Kokay (PT-DF) e Paula Belmonte (Cidadania-DF) votaram contra. Bia Kicis (PSL-DF), Flávia Arruda (PL-DF), Júlio César (Republicanos-DF) e Luís Miranda (DEM-DF) foram favoráveis. Celina Leão (PP-DF) não participou da votação. A PEC, caso seja aprovada, dará mais prerrogativas para parlamentares em processos judiciais.

Vacina já

O governador Ibaneis Rocha (MDB) acredita que será possível imunizar todos os moradores do DF neste ano. “A vacinação nos Estados Unidos está indo bem rápido.  Quando eles imunizarem a população, vamos ter mais vacinas no nosso país”, aposta o governador.

Mais leitos e lockdown

Ibaneis Rocha evitou decretar novas medidas de restrição da circulação da população. Ele está preocupado, no entanto, com a ocupação dos leitos de UTI nos hospitais públicos do DF. Por isso, ontem (25/2) à noite, no meio do jogo entre Flamengo e São Paulo, resolveu decretar o lockdown entre 20h e 5h, a partir de segunda-feira. “Temos recebido muitos pacientes da Bahia e do Entorno, onde o sistema está em colapso”, disse à coluna. “Por isso, vamos providenciar mais leitos”, disse.

PT aponta campanha antecipada

O PT, a deputada federal Érika Kokay e os distritais Arlete Sampaio e Chico Vigilante, do PT, ingressaram com representação no Ministério Público Eleitoral pedindo a abertura de investigação por suposta campanha antecipada do governador Ibaneis Rocha à reeleição. Segundo a representação, Ibaneis prometeu a continuidade de benefícios em Brazlândia.

Emenda de Abrantes prevê inclusão de policiais e bombeiros no Saúde-DF

Policial civil de carreira, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) trabalha para garantir a inclusão dos membros da Polícia Civil, PMDF e Bombeiros no Saúde-DF, o plano de saúde dos servidores do Executivo local. Ele protocolou Emenda Aditiva ao projeto nº 1.696/2021, que altera a Lei 3.831/2006. Esta, por sua vez, fixa os valores de contribuição mensal, mínimos e máximos do plano. A emenda inclui os policiais civis de forma automática na lista de carreiras cobertas pelo Saúde-DF. Para policiais militares e bombeiros, o ingresso ocorre por meio de adesão.

Mães nas escolas

A previsão é de que as aulas na rede pública do DF sejam retomadas no próximo mês, mas ainda existe uma questão em torno dos protocolos de higiene que precisam ser adotados. Para tentar ajudar a resolver a questão, o deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) enviou um ofício a Secretaria de Educação sugerindo que mães de alunos que estiverem desempregadas sejam contratadas para realização desses protocolos de higiene, para garantir a saúde dos alunos e servidores. Em São Paulo, a prefeitura contratou cinco mil mães de alunos para ajudar a cumprir os protocolos contra covid-19 nas escolas municipais. Elas serão responsáveis pela aferição de temperatura, higienização de equipamentos de uso coletivo e também deverão orientar os alunos quanto ao uso de máscaras e distanciamento social.

A pergunta que não quer calar….

A pandemia de covid-19 parece estar mais forte do que nunca. Será necessário fechar tudo?

Só papos

“Sou contra a guerra das vacinas. Eu conversei com o ministro da saúde e ele garantiu que a vacina que estiver disponível no mercado será comprada pelo Ministério. Portanto, falar em ‘comprar vacina’ é jogar para a plateia. A verdade é que, hoje, não existe vacina para ser vendida”
Governador Ibaneis Rocha (MDB)

“O Brasil está entrando no caos e a única solução é a vacina. Espero que o governador Ibaneis tenha coragem também de se dirigir ao mercado e comprar vacina como os outros estados”.
Deputado distrital Chico Vigiante (PT)