A Câmara Legislativa aprovou nesta terça-feira (26) a concessão de diversos títulos de Cidadão Honorário de Brasília. Entre os agraciados destacam-se o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Filho, um ícone da direita.
As sessões solenes para entrega dos títulos ainda não têm data marcada. As votações dos títulos para os ministros foram realizadas separadamente e sem consenso.
A homenagem ao ministro Flávio Dino foi proposta pelo presidente da Câmara, deputado Welington Luiz (MDB), e foi aprovada com 14 votos favoráveis e seis contrários. Votaram contra a homenagem os deputados Iolando (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL), Thiago Manzoni (PL), Paula Belmonte (Cidadania), Pepa (PP) e Pastor Daniel de Castro (PP).
Já o título para o ministro André Mendonça foi uma iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro. A concessão foi aprovada com 14 votos favoráveis e cinco contrários. Votaram contra os deputados Gabriel Magno (PT), Dayse Amarilio (PSB), Pepa, Ricardo Vale (PT) e Max Maciel (PSol).
Mesmo placar, 14 a 5, também ocorreu na votação do título para o ministro Ives Gandra Filho, repetindo-se os votos contrários verificados na votação de André Mendonça. A homenagem foi proposta pela deputada Paula Belmonte.
Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux A disputa interna no clã Bolsonaro, que opõe…
Coluna Eixo Capital, publicada em 17 de fevereiro de 2026, por Ana Dubeux O sopro…
À QUEIMA ROUPA / FREI GILSON Coluna Eixo Capital, publicada em 17 de fevereiro de…
Coluna Eixo Capital, publicada em 17 de fevereiro de 2026, por Ana Dubeux Mais de…
ANA MARIA CAMPOS/DA COLUNA DATA VENIA O promotor de Justiça Danilo Sodré, autor da denúncia…
ANA MARIA CAMPOS A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta tarde…