O conselheiro Manoel de Andrade foi eleito novo corregedor do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), na sessão ordinária desta quarta-feira (16/06). Ele assumiu o cargo logo após a votação pelo plenário para mandato até 31 de dezembro de 2022.
Manoel de Andrade assume no lugar da conselheira Anilcéia Machado, que está de licença. Desde a morte do marido, o engenheiro Fernando Laboissiére, vítima de câncer de pulmão, Anilcéia adoeceu. Recentemente, ela foi alvo da Operação Pacare, deflagrada pela Procuradoria-geral da República, para apurar um suposto esquema de propina para beneficiar a iniciativa privada em processos no órgão relacionados a contratos da secretaria de Saúde do Distrito Federal.
São atribuições do corregedor, entre outras: instaurar sindicâncias e processos administrativos para apurar falta grave ou invalidez de servidor do Tribunal; receber e processar reclamações contra os membros do Plenário e os servidores do Tribunal; auxiliar o presidente, nas funções de fiscalização e supervisão da ordem e da disciplina do Tribunal e de seus Serviços Auxiliares, propondo providências para acabar com irregularidades porventura constatadas; e, ainda, propor ao presidente a adoção de medidas para o aperfeiçoamento do controle sobre o andamento dos processos, a fim de evitar excesso injustificado de prazos ou a excessiva duração do processo.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…