Procurador de justiça do DF
MPDFT fachada Crédito: Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press Procurador de justiça do DF

Mais votados estão fora da disputa pelo comando do MPDFT

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Os dois promotores de Justiça que tiveram mais votos na última lista tríplice eleita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para o comando da instituição não se inscreveram para participar da disputa que ocorrerá hoje. Elisio Teixeira Lima Neto liderou, com 204 votos. Na segunda posição, quase empatado, estava o promotor Eduardo Gazzinelli Velloso, com 199 votos.

Duelo

Nomeada pelo então presidente Michel Temer, a promotora Fabiana Costa Barreto ficou em terceiro, com 122 votos. O quarto colocado, Cláudio Portela, teve 94 votos. Os dois estão no páreo, hoje, com grande chance de integrar a lista tríplice e de brigar pela nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro.

São considerados, externamente, os adversários mais fortes. Também estão na disputa os promotores Nardel Lucas e Cátia Gisele Vergara, mas com menos conexões políticas. Fabiana disputa a recondução e, por isso, é a favorita. Mas Portela foi corregedor nacional do MP. Transita bem.

Padrinhos

O papel do procurador-geral da República, Augusto Aras, na nomeação, será importante. Como chefe do Ministério Público Federal, ele encaminhará a lista a Bolsonaro. Mas não se pode descartar padrinhos como a deputada Bia Kicis, que tem uma irmã procuradora, Ruth Kicis, e o governador Ibaneis Rocha.

Joe e a privatização

Longe da política há quase dois anos, o ex-deputado distrital e ex-presidente da Câmara Legislativa Joe Valle não perdeu o jeito para o debate. Ele gravou um vídeo em que se manifestou sobre a preocupação com o impacto da privatização da CEB na área rural.

Só papos

“O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”

Presidente Jair Bolsonaro, sobre a vacina contra covid-19 que será produzida pelo Instituto Butantan

“É Bolsonaro que tem feito o povo de cobaia, ao incentivar o uso de remédio inócuo contra a covid-19 e perigoso pelos efeitos colaterais. Agora, atenta contra o conhecimento e a civilização, ao anunciar que vai vetar o uso da primeira vacina disponível contra a doença”

Ex-presidente Dilma Rousseff

Histórias de ídolos

O jornalista Silvestre Gorgulho lança amanhã De casaca e chuteira — A era dos grandes dribles na política, cultura e história. O evento será em São Paulo, no Foyer do Museu do Futebol. O livro narra a trajetória de duas estrelas brasileiras, da política e do futebol, dois temas que despertam paixões. A história começa em 1956, quando Pelé estreou profissionalmente no futebol, com a camisa do Santos e Juscelino Kubitschek tomou posse como presidente da República. Outros tempos.

Novo Magalhães

O arquiteto Carlos Magalhães, 87 anos, está no hospital se recuperando de uma queda. O genro de Oscar Niemeyer quebrou o ombro e precisou colocar 14 pinos. Um deles infeccionou e Magalhães teve de se submeter a cirurgias, foi intubado e transferido para a UTI. Está há dois meses se tratando, mas, agora, melhorou bastante e estabilizou. Já está respirando normalmente. Para os amigos, ele prometeu uma nova vida. Sem brigas e polêmicas. Será?

Mais um apoio

O deputado distrital Fábio Félix (PSol) também declara apoio à nomeação da professora Márcia Abrahão para o segundo mandato como reitora da UnB. No Twitter, ele registrou: “Nosso compromisso total com a democracia na Universidade de Brasília”. “Ressalto ainda o acerto na construção de uma lista tríplice que respeita a lei e busca evitar um golpe”, afirmou.

Siga o dinheiro
R$ 7.617.676,32

É o valor destinado em pregão eletrônico à contratação de empresa especializada em educação para prestação de serviços contínuos de educação básica no Colégio Militar Tiradentes da PMDF.