Flávia Maia
Pela terceira vez consecutiva, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), adiou a votação da alteração do Lei do Silêncio. Embora o projeto tramite na Casa há três anos, na visão do pedetista, “é necessário mais diálogo”. A decisão desta terça-feira (03/04) contrariou deputados e movimentos favoráveis à mudança dos padrões atuais. Uma reunião entre Valle, prefeitos de quadras, representantes do setor produtivo e do Executivo local está agendada para amanhã, às 17h, numa nova tentativa de consenso.
O presidente do Legislativo local continua batendo na tecla do acordo, temendo se indispor com os grupos interessados no aumento ou manutenção dos decibéis permitidos. Ele insiste que a votação, agendada para a próxima terça-feira (10/4), vai depender do resultado da reunião de amanhã.
Segundo Valle, sem acordo prévio antes da votação em plenário, a alteração da Lei do Silêncio será um transtorno ainda maior. “A Câmara é um intermediador. A gente quer resolver o problema, por isso estamos segurando o processo. Se vai para a votação sem consenso, vai ser um projeto que deixa boa parte da população chateada, como os moradores. Ou não resolve o problema do setor produtivo”, argumentou.
Esta é a terceira sessão que os parlamentares tentam votar as alterações da Lei do Silêncio. Na primeira delas, um relatório técnico foi apresentado com a argumentação de que a competência sobre a matéria é da União. Na segunda, o quórum em plenário foi insuficiente.
Os pontos mais controversos do projeto são o aumento do limite máximo de decibéis tolerado em áreas mistas com vocação comercial e o local de aferição do ruído. A proposta defende a ampliação dos limites de 65 decibéis (db) para 75 db durante o dia e de 55 db para 70db à noite. O texto também estabelece que a medição seja feita a uma distância de 1,5 metro da porta da residência do morador que fez a reclamação — atualmente, os técnicos capturam o ruído próximo à entrada do estabelecimento denunciado.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…