Caio Gomez/CB/D.A Press
A maioria dos integrantes da bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados votou a favor da urgência para votação do projeto de lei que estabelece regras para as redes sociais contra a disseminação de mentiras, desinformações e mensagens de ódio, as fake news.
Dos oito deputados eleitos pelo Distrito Federal, seis votaram sim. São eles: Érika Kokay (PT-DF), Fred Linhares (Republicanos-DF), Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), Rafael Prudente (MDB-DF) e Reginaldo Veras (PV-DF).
Os deputados Alberto Fraga (PL-DF) e Bia Kicis (PL-DF) votaram contra o requerimento de urgência que acabou sendo aprovado com votação apertada.
Foram 238 votos favoráveis e 192 contrários e só passou porque o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), adotou regra do Regimento Interno que lhe dá o direito de definir o quórum em três votações por legislatura. Lira escolheu a maioria simples, ou seja, metade mais um.
Sem esse expediente, o requerimento de urgência, para tramitação mais rápida, seria derrotado porque demandaria a aprovação de 257 deputados.
Nas redes sociais, Bia Kicis comentou o voto: “Momento sombrio para o Brasil. Querem nos amordaçar”.
Fraga também falou sobre o resultado: “Vamos esperar o julgamento do mérito para tentar mudar esse quadro”.
A deputada Érika Kokay avalia que foi uma vitória da sociedade: “Quem não deve, não teme! O PL 2630/20 nada mais é do que um mecanismo para coibir a disseminação de fakes news desenfreada que estamos enfrentando na sociedade nos últimos anos. Chega de desinformação!”.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Orçamento da União para 2026 prevê…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…