Lula lança hoje Plano Juventude Negra Viva, na Ceilândia ; entenda programa

Compartilhe

Por Ana Dubeux — Ceilândia estava agitada ontem, às vésperas de receber o presidente Lula. Muitos militantes e ativistas da causa negra buscavam convites para participar da cerimônia. O motivo: um pacote de políticas públicas com diferentes tipos de ações de 18 ministérios e investimento de mais de R$ 600 milhões, que será lançado, hoje, na mais pulsante cidade do Distrito Federal. O foco é reduzir vulnerabilidades que afetam de maneira desproporcional a vida e o viver das pessoas pretas.

——-

Quarentena nas eleições de 2026

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou, ontem, o relatório que trata da reforma eleitoral. A exigência de uma quarentena para integrantes de determinadas carreiras de Estado é uma das propostas têm impacto considerável na realidade política do DF. Pelo texto proveniente da Câmara, magistrados, membros do Ministério Público, militares e policiais deverão se afastar do cargo quatro anos antes do pleito. Seria uma maneira de disciplinar o corporativismo que costuma marcar essas candidaturas.

Basta dizer que o deputado Alberto Fraga (PL), coronel da reserva da PMDF, preside a comissão de Segurança Pública da Câmara. Ele integra, ainda, a bancada da bala, uma das mais poderosas do Congresso. Outra candidata de peso no cenário político brasiliense, Bia Kicis (PL) também é egressa de carreira de Estado. Procuradora aposentada, conquistou o segundo mandato com 214 mil votos, sendo a mais votada em 2022. Marcelo Castro identificou que o Senado e a Câmara entenderam que carreiras de Estado são “incompatíveis com a atividade política”. A mudança valeria a partir de 2026.

——-

Senado debate desafios da era digital

O Senado realiza de 25 a 27 de março, o Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital com a participação de importantes estudiosos do assunto, do Brasil e de outros países. O evento é uma das ações comemorativas dos 200 anos do Senado. O sociólogo e professor espanhol Manuel Castells é um dos conferencistas. Ele fará a aula magna, logo após a abertura, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“A Política na Sociedade Digital” é o tema da conferência, com moderação do senador Rogério de Carvalho (PT-SE). “A ideia é ampliar a participação de especialistas e da população, além de identificar caminhos para os desafios diante da inteligência artificial, da regulação das plataformas digitais e da desinformação”, observa a consultora Luana Lund, da comissão científica do seminário.

——-

Mulheres militares em missões de paz

O Comando de Operações Terrestres e a Rede Brasileira de Operações de Paz realizam, hoje (21), no Quartel-General do Exército, em Brasília, o seminário “Peacekeepers brasileiras: destaques do Brasil na implementação da agenda sobre mulheres, paz e segurança”.

O evento contará com painéis de mulheres militares brasileiras que atuam em operações de paz das Nações Unidas. Entre elas, a tenente-coronel Renata de Castro Monteiro Netto conta sua experiência como observadora militar no Sudão do Sul.

Atualmente, o Brasil conta com 10 mulheres em operações de paz, distribuídas no Saara Ocidental, na República Democrática do Congo, no Sudão do Sul e na República Centro Africana. O emprego dessas militares em campo segue agenda da ONU para promover o aumento gradual do efetivo feminino por parte dos países participantes no envio de militares.

——-

SBPC apoia Nísia Trindade

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência defende o trabalho admirável da ministra na recomposição do Ministério da Saúde, que, segundo a entidade, foi devastado pela política negacionista do governo anterior. “Por conseguinte, a SBPC conclama todos os defensores da saúde e da vida humana a juntarem seus esforços e somarem suas vozes na defesa de uma recomposição das condições básicas de cuidado com os seres humanos de todas as idades em nosso país”, destaca nota.

——-

Festa para Brasília

Os preparativos para o aniversário de Brasília começaram. A Secretaria de Turismo do DF promoverá shows pela cidade para celebrar a capital. A programação conta com apresentação de Zé Vaqueiro no Taguaparque, em 14 de abril; e Xandy Avião animará o público na Torre de TV no dia 21. A contratação é feita pelo Ministério do Turismo via Sesc Nacional. Além disso, o Bike Camp, na Torre Digital, contará com shows de Biquini Cavadão e Jorge Aragão. Os eventos terão entrada gratuita.

talitadesouza

Posts recentes

  • Eixo Capital

Cristiane Damasceno anuncia saída do grupo do presidente da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — Os aliados do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil…

1 dia atrás
  • Eixo Capital

Poder de investigação do MP em debate no STF

Por Ana Maria Campos — Mais uma vez o tema será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal…

2 dias atrás
  • Eixo Capital

O que você faria se recebesse em casa uma caixa de cerveja e R$ 50 mil?

Por Ana Maria Campos — Auditor fiscal de carreira do Distrito Federal, o secretário de…

3 dias atrás
  • CB.Poder

TJDFT sob nova direção para o biênio 2024-2026

Por Ana Maria Campos — Especialista em direito penal, o desembargador Waldir Leôncio Júnior tomou posse,…

5 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF
  • Notícias

Ibaneis marca território e sai na frente da concorrência ao anunciar candidatura ao Senado

Por Ana Maria Campos — O anúncio da pré-candidatura de Ibaneis Rocha (MDB) ao Senado…

1 semana atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas com foco na causa ambiental

Por Ana Dubeux — Brasil e Japão celebram, em 2025, 130 anos de relações diplomáticas.…

1 semana atrás