Luiza Brunet participa de debate sobre direitos das mulheres em Lisboa

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Enviada especial a Lisboa

Símbolo da luta contra a violência doméstica após denunciar agressões sofridas pelo ex-marido, a atriz, empresária e ativista Luiza Brunet confirmou presença no XIII Fórum de Lisboa, que começa nesta quarta-feira (02/07), na capital portuguesa. Com o tema incluído na pauta deste ano, o evento entra no debate sobre a participação das mulheres e de minorias nos espaços de poder, principalmente no Judiciário.

Luiza Brunet está confirmada como palestrante do painel sobre “Direitos Fundamentais e Proteção de Minorias” nesta quarta-feira (02), primeiro dia de debates na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Ativista de causas femininas, Brunet estará ao lado de mais nomes importantes do direito e da comunicação. Renata Gil, conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve, na semana passada, atuação fundamental na defesa de uma vaga feminina na promoção por merecimento no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), participará do painel com Brunet, ao lado da procuradora Denise Neves e da professora da Fundação Getulio Vargas Maria Carolina Medeiros.

Elas vão discutir temas como violência doméstica, paridade de gênero no Judiciário e direitos das mulheres. O painel será moderado pela advogada Priscila Pamela e também contará com a participação de João Carlos Mayer, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e do professor Leandro Vergara, da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.

Com o tema “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o Fórum de Lisboa chega neste ano à 13ª edição e já se tornou um importante espaço para discussões sobre o mundo contemporâneo.

Entre 2 e 4 de julho, mais de 400 palestrantes, incluindo autoridades públicas, acadêmicos, representantes do setor privado e da sociedade civil do Brasil, Portugal e Estados Unidos, estarão reunidos em 60 painéis de alto nível.

Entre os convidados, ministros de tribunais superiores, políticos, juristas, advogados e membros do Ministério Público estarão presentes no evento idealizado pelo ministro Gilmar Mendes, com organização do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa(IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV).

Foto: Mariana Campos/CB

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: Defesa das mulheres Fórum de Lisboa Inteligência Luiz Brunet minorias paridade XIII

Posts recentes

  • CB.Poder

Rodovalho pode ser o líder espiritual de Bolsonaro na prisão

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Bispo Robson Rodovalho pode ser um…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

5 dias atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

1 semana atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

1 semana atrás