LEONARDO CAVALCANTI
O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) e o assessor parlamentar Jonas Antunes Lima – alvos da PF na operação Registro Espúrio, junto com o ministro do Trabalho, Helton Yomura – são conhecidos na Esplanada pelo lobby intransigente em favor dos donos de transportadoras. No sexto mandato na Câmara, Marquezelli é também um dos maiores exportadores de suco de laranja no país.
Em abril de 2014, o Correio Braziliense flagrou – em vídeos e fotos – um grupo de 30 pessoas recebendo notas de R$ 20 e R$ 50 para ocupar as galerias da Câmara em defesa de projeto de ampliação da jornada de caminhoneiros. Conforme a reportagem da época, o repasse do dinheiro havia começado na chapelaria do Congresso, de onde o grupo se dirigiu ao gabinete de Marquezelli, de número 920, no 9º andar do Anexo IV da Câmara – a mesma sala onde ocorreu hoje (05/07) a busca e apreensão de documentos pela Polícia Federal.
As ações de Marquezelli e do assessor Jonas Antunes Lima no Congresso e no Planalto já transformaram um simples projeto de lei de três artigos em um monstrengo de 69 páginas, boa parte delas com medidas de alto impacto nos custos dos transportes e no Tesouro. Uma dupla para lá de explosiva.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…