ANA MARIA CAMPOS
A procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto, foi a mais votada na eleição de hoje (22/10) para a lista tríplice que vai definir o comando do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para o biênio 2021-2022.
Fabiana Costa teve 247 votos. A lista tríplice a ser encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro é composta também pelos promotores Cláudio Portela, com 172 votos, e Nardel Lucas da Silva, com 129 votos.
A promotora de Justiça Cátia Gisele Vergara ficou em quarto lugar e, portanto, fora da disputa. Ela obteve 78 votos.
Agora começa a campanha em busca de apoio para chegar à Presidência da República.
Como Bolsonaro não tem interesse direto na definição do chefe do Ministério Público do DF, a indicação de magistrados e políticos do DF conta muito.
Agora a comissão eleitoral vai oficializar o resultado e encaminhá-lo à Procuradoria-Geral da República.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, entrega a lista tríplice para o presidente Jair Bolsonaro.
O atual mandato de Fabiana Costa termina em 5 de dezembro.
Os membros da instituição puderam votar em até três candidatos. Participaram do pleito 345 procuradores e promotores de Justiça do MPDFT.
Candidatos
Fabiana Costa Oliveira Barreto
A atual procuradora-geral de Justiça do DF é a terceira mulher a ocupar o posto. É integrante do MPDFT desde 2000 e atuou nas promotorias Criminal, Violência Doméstica, Júri e Infância.
Cláudio Henrique Portela do Rego
Promotor na Promotoria de Justiça Criminal de Taguatinga. Foi um dos conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e corregedor nacional do Ministério Público.
Nardel Lucas da Silva
Promotor de Justiça desde 1998, é titular da 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Brasília. Foi diretor-geral da Escola Superior do MPDF.
Veja o resultado: