O Pleno do Tribunal de Justiça do DF elegeu ontem a lista tríplice para a escolha do próximo desembargador que vai assumir a vaga da OAB-DF no quinto constitucional aberta com a morte de Flávio Rostirolla. Os nomes selecionados foram: Robson Vieira Teixeira de Freitas, Ana Paula Pereira Meneses e Eduardo Lowenhaupt da Cunha. A decisão agora será tomada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Na seleção entre desembargadores, pesaram alguns padrinhos importantes. Procurador há 14 anos, o advogado Robson Vieira Teixeira de Freitas tem o apoio de integrantes da carreira, como o ex-procurador-geral do DF Túlio Arantes (foto). Ex-presidente da Amagis, o desembargador Sebastião Coelho pediu votos para a advogada Ana Paula Pereira Meneses. Já Eduardo Lowenhaupt da Cunha é bastante conhecido entre os magistrados, inclusive por ter integrado outras listas para o Tribunal de Justiça do DF. Lowenhaupt era um grande amigo do desembargador Flávio Rostirolla, que morreu em março.
Na terceira etapa da disputa, quando pesa o apoio político de convencimento ao presidente Jair Bolsonaro, alguns nomes estão sendo procurados pelos candidatos: a deputada Bia Kicis (PSL-DF), o Bispo Robson Rodovalho (foto) e o ex-deputado Alberto Fraga (DEM), que ajudou a emplacar Augusto Aras como procurador-geral da República. O governador Ibaneis Rocha (MDB) também espera ser consultado por Bolsonaro.
A diretora presidente da Agência Nacional de Água (ANA), Christianne Dias, pivô de ações que contestavam a sua participação na lista sêxtupla da OAB-DF ficou fora da seleção no Tribunal de Justiça do DF. Ela teve a candidatura contestada por exercer cargo em agência reguladora e por não estar no exercício da profissão de advogada. Ela tinha o apoio do secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, mas agora está fora do páreo.
A PEC, de autoria da deputada Clarissa Garotinho (PROS-RJ), que tira do DF metade dos recursos do Fundo Constitucional do DF foi um dos assuntos tratados ontem em reunião da bancada federal do DF, no Senado. O tema era discutir sugestões de emendas de bancada de instituições públicas, sociedade civil e Governo do Distrito Federal, mas diante da ameaça de o DF perder algo em torno de R$ 70 bilhões em 10 anos, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) sugeriu ao coordenador da bancada, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a organização de uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para expressar posição contrária da bancada do DF em relação à proposta e impedir que ela tramite na Câmara Federal. Para a petista, as ameaças ao orçamento do DF são “absurdas e inaceitáveis”. As deputadas Flávia Arruda (PL-DF) e Paula Belmonte (Cidadania-DF) também começaram a trabalhar.
O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot agiu corretamente ao admitir que pensou em dar um tiro no ministro Gilmar Mendes e depois se suicidar?
A Polícia Federal cumpriu ontem mandados de busca e apreensão para combater o parcelamento irregular do solo e invasão de área pública da União, localizada na Fazenda Sálvia, região de Sobradinho. Os mandados foram emitidos pela 12ª Vara Federal Criminal do DF. Os supostos grileiros estavam parcelando e vendendo lotes com a promessa de futura regularização. Segundo a Polícia Federal, o crime causou um prejuízo de R$ 9 milhões à União. Sinal de que ainda há desavisados ou espertalhões que compram lotes irregulares, apostando na situação de fato consumado, até a regularização.
“Tudo na vida tem limite e eu cheguei no meu limite. Cheguei no meu limite e fui armado. A minha ideia é que daria um tiro na cara dele, depois me suicidava, na antessala do Supremo”
Ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot
“Nada mais me resta além de lamentar o fato de que, por um bom tempo, uma parte do devido processo legal no país ficou refém de quem confessa ter impulsos homicidas, destacando que a eventual intenção suicida, no caso, buscava apenas o livramento da pena que adviria do gesto tresloucado. Até o ato contra si mesmo seria motivado por oportunismo e covardia”
Ministro Gilmar Mendes, do STF
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…