Câmara Legislativa pecúnias
Câmara Legislativa pecúnias Foto: Breno Fortes/CB/D.A. Press Câmara Legislativa pecúnias

Recurso do PTB pode mudar lista de distritais e deputados federais eleitos

Publicado em Eleições
Helena Mader

Integrantes do PTB apostam na possibilidade de uma reviravolta na composição da Câmara Legislativa e da bancada do DF na Câmara dos Deputados caso um recurso do partido seja acatado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o pedido de registro de 32 candidaturas de deputados federais e distritais do PTB. A Corte entendeu que a legenda não apresentou no prazo legal a filiação desses candidatos. Com isso, a Justiça Eleitoral liberou os representantes da sigla para fazerem campanha, mas os votos desses petebistas estão sub judice e não foram contabilizados.

Segundo o PTB, Jaqueline Silva, que concorreu a distrital, teve mais de 13 mil votos. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatar o recurso do PTB e liberar as candidaturas, a expectativa é de que Jaqueline tome a vaga de um dos 24 eleitos. Ainda não é possível apontar com precisão quem ficaria de fora.

Já na Câmara dos Deputados, a validação dos votos do PTB pode beneficiar o candidato do Patriota Paulo Fernandes. O católico e militante contra o aborto teve 31.183 votos. Como o Patriota estava coligado com o PTB na disputa para federal, a mudança no panorama pode beneficiá-lo.