Minervino Júnior/CB/D.A Press
A Câmara Legislativa projeto de autoria do Poder Executivo, que concede remissão —perdão — do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) devido por clubes sociais, esportivos e associações recreativas do Distrito Federal
A medida, que tramitou em regime de urgência, aprovada em primeiro e segundo turnos por maioria de votos nesta terça-feira (11/11), representa uma renúncia fiscal de R$ 10.544.997 em valores de 2025, segundo estudo técnico da Secretaria de Economia do DF.
A proposta prevê a extinção dos créditos tributários de IPTU incidentes sobre imóveis edificados utilizados como sedes sociais, desportivas e recreativas dessas entidades, desde que os fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2025.
A remissão, no entanto, não implica restituição de valores já pagos ao Tesouro do DF.
Segundo a Secretaria de Estado de Economia, o objetivo é promover a regularização fiscal dessas instituições, favorecendo a manutenção de atividades sociais e esportivas e contribuindo para a geração de empregos e renda.
O Poder Executivo argumenta que a medida pode beneficiar indiretamente a população ao garantir a continuidade das atividades nessas instituições, que oferecem serviços de grande relevância social.
Além disso, ao condicionar o benefício à regularização de outros débitos inscritos em dívida ativa, a proposta pode estimular a recuperação de créditos tributários de natureza diversa.
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…