ANA VIRIATO
A Executiva Regional do PT ajuizou, nesta segunda-feira (10/7), uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que autoriza a criação do Instituto Hospital de Base (IHBDF) — o novo modelo deve entrar em vigor no início de 2018, segundo previsões do GDF. Na peça entregue ao Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), a legenda alega que o processo de aprovação da proposta feriu uma série de artigos da Lei Orgânica do DF.
O PT pontua, por exemplo, que a votação do projeto não poderia ter ocorrido, no último dia 20, porque havia 153 vetos governamentais pendentes de análise trancando a pauta. A legenda ainda questiona a constitucionalidade da previsão de contratação de pessoal sem concurso público e de compra de insumos sem processo licitatório.
A sigla argumenta que, por prever isenções fiscais, a proposição deveria ser aprovada com o consentimento de 16 distritais — no dia, porém, o pleito terminou com 13 votos favoráveis e nove contrários. Antes da votação, alguns distritais chegaram a recorrer à Justiça para tentar barrar a sessão. Mas a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante manteve a votação.
Outro ponto questionado é a inexistência de previsão financeira na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 para a instauração do Instituto. “A lei em foco cria despesas novas relativas a pessoal, de caráter continuado, para o DF, tais como: (a) o pagamento de vantagem temporária aos servidores cedidos pela Secretaria de Saúde para o IHB; (b) a ajuda de custo para os membros do Conselho de Administração e Fiscal; (c) a remuneração dos membros da Diretoria Executiva; (d) a contratação de pessoal”, descreve o texto.
A Câmara Legislativa aprovou, no penúltimo dia de exercício do semestre, a LDO de 2018 — o orçamento previsto é de R$ 40,2 bilhões para custeio e investimento no próximo ano. A aplicação do montante constará na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será apreciada no Legislativo local ao fim do ano.
Agora, cabe ao relator do processo decidir se analisa o pedido liminar e submete, posteriormente, o mérito da ação ao Conselho Especial do TJDFT, ou se leva o documento diretamente ao crivo do colegiado de desembargadores.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…