O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou lei que permite que policiais civis e militares e bombeiros comprem as armas que usavam em serviço quando se aposentarem ou deixarem a ativa. O texto foi publicado na edição desta quarta-feira (25/9) no Diário Oficial do Distrito Federal.
De acordo com a lei, os recursos provenientes das vendas deverão ser aplicadas diretamente no reaparelhamento dos órgãos de segurança pública dos quais a arma foi retirada.
Até então, as armas eram devolvidas a esses órgãos. A lei não especifica qual valor será cobrado nas vendas. Para começar a valer na prática, a medida ainda precisa ser regulamentada pelo Executivo.
Mudanças
O projeto de lei que originou o texto é de autoria do presidente da Câmara, Rafael Prudente (MDB). A ideia inicial previa que as armas fossem doadas aos policiais e bombeiros. Após discussão, a proposta foi alterada para a versão aprovada pelos distritais e sancionado pelo governo.
No texto, o parlamentar justifica que “os riscos inerentes à atividade nos órgãos de segurança pública e não cessam com a aposentadoria, ou com a transferência para a inatividade, no caso dos militares”.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…