15/04/2011. Crédito: Ed Alves/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF
Em meio à disputa para a indicação de Jair Bolsonaro à Procuradoria-geral da República, um dos nomes que despontaram nos últimos dias é o subprocurador-geral da República Alexandre Camanho de Assis, braço direito da atual chefe do Ministério Público, Raquel Dodge. Secretário-geral do Ministério Público da União (MPU), ele foi duas vezes eleito presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), responsável pelo processo de seleção da lista tríplice, e é reconhecido pelos colegas.
Nos bastidores, entretanto, procuradores avaliam que Camanho apenas aceitaria a missão de comandar a PGR a partir de uma combinação com Raquel Dodge. “Camanho teve papel fundamental no processo que levou Raquel Dodge à chefia da instituição e uma de suas virtudes é a lealdade. Se ele estiver fazendo algum movimento, é para a recondução de Dodge. E se virar protagonista na escolha será com a chancela dela”, disse um procurador que acompanha de maneira privilegiada a escolha do novo procurador-geral, desde o início da campanha para a eleição da lista tríplice.
Nos últimos 25 anos, Camanho integrou importantes investigações de combate à corrupção, desde os tempos em que estava na Procuradoria da República do Distrito Federal, como as operações do caso Collor-PC Farias e da máfia das Sanguesssugas. Também teve atuação importante na área de defesa do meio ambiente e do combate à grilagem de terras no DF.
Por Arthur de Souza, Enquanto o GDF segue nas tratativas com o governo federal, em…
Por Arthur de Souza, Passados 13 anos desde a última revisão, o Plano Diretor de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O ministro Bruno Dantas, ex-presidente do Tribunal…
ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha nomeou, nesta terça-feira (1º), o policial civil aposentado…
Secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Nísia Trindade, Swedenberger Barbosa, o Berger, está…
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, começa a…