TRE-DF Pendências eleitorais
TRE-DF Pendências eleitorais Crédito: Antônio Cunha/Esp. CB/D.A Press. TRE-DF Pendências eleitorais

Justiça suspende posse de Luzia de Paula e manda recontar votos

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF, Humberto Ulhôa, suspendeu a posse de Luzia de Paula (PSB) que ocorreria hoje (14/10).

 

O objetivo é promover a recontagem dos votos de acordo com as regras do coeficiente eleitoral para avaliar se a vaga pertence mesmo à suplente do PSB, com a cassação do mandato de José Gomes (PSB).

 

É que o TSE firmou entendimento de que os votos de políticos cassados devem ser anulados. Assim, com a condenação do empresário José Gomes por abuso de poder econômico, mais de 16 mil votos da coligação serão retirados da contagem final.

 

Para o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), a decisão do presidente do TRE-DF foi correta e prudente. “A vaga vai ficar com a Luzia de Paula. Mesmo com a anulação dos votos do José Gomes,  o PSB terá direito ao mandato pelo número total de votos”, avalia Rollemberg.

 

O pedido de suspensão da posse foi feito pelo advogado de José Gomes, Cleber Lopes. Na prática, o distrital que teve o mandato cassado pelo TRE-DF e pelo TSE, por unanimidade, apenas ganha tempo.

 

Ele já teve um recurso negado pelo ministro Edson Fachin, do TSE.