SARAH PERES
ALEXANDRE DE PAULA
A Justiça do Distrito Federal determinou que um veículo de luxo do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) seja alvo de busca e apreensão e de restrição para circulação. A decisão cautelar ocorreu em ação contra o parlamentar por uma suposta dívida pela compra do carro usado, um Porsche Cayenne 2011, por R$ 95 mil.
“Há indícios de que a autora fora vítima de inadimplemento ou mesmo fraude na aquisição de veículo usado, consoante documentos anexados e procuração em causa própria que evidencia a negociação”, diz trecho da decisão do juiz Julio Roberto dos Reis. O magistrado cita para justificar as ações que Luis Miranda tem histórico “em não honrar obrigações reconhecidas pela Justiça”.
O juiz determinou que o parlamentar seja citado e que seja avaliada a possibilidade de um audiência de conciliação. “Não é caso de se oficiar ao MP para apurar eventual crime. Tal providência é incumbência da parte autora, a qual pode comunicar o fato à autoridade policial e daí iniciar, se for o caso, a apuração criminal”, acrescentou.
Luis Miranda se diz vítima
O parlamentar, no entanto, afirma que é vítima de tentativa de estelionato.”Não dá para acreditar que um veículo que comprei e paguei à vista, transferido da minha conta pessoal para não ter margem de dúvidas em abril, poderia vir alvo de ação de outra cobrança”, declarou.
Luis Miranda registrou ocorrência na 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) e o caso está em apuração pela Polícia Civil. “Apresentei os comprovantes na delegacia porque isso é caso de polícia. É estelionato. Você cobrar uma pessoa duas vezes é uma tentativa de estelionato, principalmente eu sendo parlamentar.”