Ibaneis Rocha de máscara
Ibaneis Rocha de máscara Ed Alves/CB/D.A Press Ibaneis Rocha de máscara

Ibaneis diz que ampliará total de leitos de UTI disponíveis nos próximos dias

Publicado em GDF, Notícias

JOSÉ CARLOS VIEIRA

Com as unidades de terapia intensiva próxima do limite, o governador Ibaneis Rocha informou ao CB.Poder que pretende ampliar o número de leitos nos próximos dias. “O Distrito Federal tem hoje 750 leitos de UTI na rede pública e cerca de 300 na rede privada. Continuamos expandindo: vamos inaugurar a UPA da Papuda e mais um hospital em Ceilândia com 60 leitos só para tratar covid-19. Na rede pública, hoje mesmo fechamos contrato para 12 novos leitos e continuamos procurando por leitos. Mas é preciso que a população se cuide para que os casos não fujam do controle”.

O Distrito Federal contabilizou mais 25 mortes pela covid-19 nesta quarta-feira (5/8), conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF). Ao todo, 1.454 pessoas perderam a vida na luta contra a doença. Se considerarmos as demais 145 vítimas de outros estados da Federação, que receberam tratamento na capital, o número sobe para 1.599. Casos de infecções passam de 114 mil.

De acordo com dados disponíveis no sistema da Secretaria de Saúde, 73,57% (529) dos 749 leitos da rede pública estão ocupados. Na rede privada, a situação é mais grave. A taxa de ocupação é de 97,11%; há 285 leitos e 269 internações.

Regiões

Segundo dados da Saúde, Ceilândia é a região administrativa com mais óbitos registrados: 298. Em segundo lugar aparece Taguatinga, que contabiliza a morte de 145 moradores locais. Samambaia ocupa a terceira colocação, com 132 casos. Depois está o Plano Piloto (102) e, então, o Gama (98).