O Tribunal de Justiça do Distrito Federal publicou o acórdão da decisão que manteve o afastamento da deputada Celina Leão (PPS) da presidência da Câmara Legislativa e autorizou o retorno dos outros integrantes da Mesa Diretora à cúpula da Casa. Uma informação divulgada pela Corte chama a atenção: além de mandados de busca e apreensão e condução coercitiva de acusados, a Operação Drácon envolveu também o uso de escuta ambiental. O dado foi incluído no acórdão do TJ, publicado na última sexta-feira.
“Quando a decisão impugnada foi proferida, o afastamento dos componentes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa se fazia necessário para viabilizar o êxito das diligências. Agora, todavia, quando já houve o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, condução coercitiva, bem como de escuta ambiental, não mais se justifica a manutenção do afastamento”, diz um trecho do acórdão da decisão que autorizou o retorno à Mesa Diretora dos deputados Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB) e Bispo Renato (PR).
Já no caso da decisão que manteve o afastamento de Celina Leão, o TJ entendeu que a “manutenção da requerida na presidência da Câmara Legislativa mostra-se incompatível com a preservação da finalidade pública do cargo eletivo e indica a probabilidade de que ela venha a influenciar testemunhas que possam colaborar com as investigações, utilizando-se das condições de seu cargo”.
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…