Juiz que condenou Arruda vai deixar processos da Pandora

Compartilhe
Depois de proferir três sentenças com condenações na Operação Caixa de Pandora, o juiz Paulo Afonso Carmona pediu remoção da 7ª Vara Criminal de Brasília onde tramitam todos os processos criminais sobre o caso. A portaria com a transferência do magistrado para a 7ª Vara de Fazenda Pública do DF foi publicada na semana passada. Três dias antes, Carmona aplicou uma pena de 3 anos e 10 meses de prisão ao ex-governador José Roberto Arruda por falsidade ideológica, por forjar recibos que justificariam o dinheiro que ele recebeu das mãos de Durval Barbosa. Os ex-deputados Eurides Brito e Odilon Aires também foram condenados, por corrupção, respectivamente a 10 anos e 9 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado.

Com a convicção formada

As sentenças do juiz Paulo Carmona sinalizavam condenações certas para a maioria dos denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em suas decisões, o magistrado que estava havia dois anos com a responsabilidade de conduzir os processos criminais da Operação Caixa de Pandora demonstrou que concorda com as acusações do Grupo de Atenção Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) sobre a existência de um esquema de compra de apoio político para a eleição de Arruda em 2006. Um novo juiz, a ser designado pelo Tribunal de Justiça do DF, terá de tomar pé de toda a situação. Carmona conduziu várias audiências nos últimos dois anos e conhece profundamente os processos. Até a escolha de um novo titular para a 7ª Vara Criminal, a juíza substituta Christiane Nascimento será a responsável pelas ações em tramitação.

Vence o juiz mais antigo

Com a vaga aberta, juízes interessados poderão se candidatar para a transferência para a 7ª Vara Criminal. O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF decidirá quem vai assumir a função e conduzir um dos casos mais polêmicos do DF. Se todos os candidatos estiverem em situação regular na carreira, o escolhido será o mais antigo.
Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • Eixo Capital

Na mira de Ibaneis

Por Ana Maria Campos Incluído na lista de imóveis para garantia do empréstimo que o…

13 minutos atrás
  • Eixo Capital

Kakay assume defesa de Ibaneis no STJ

Por Ana Maria Campos O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, assumiu a…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Ibaneis envia à Câmara Legislativa projeto que autoriza uso de imóveis da Terracap como garantia para empréstimo do BRB com Fundo Garantidor

ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou nesta noite (20/02) à Câmara Legislativa…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Chico Vigilante quer convocar presidente do BRB

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou requerimento de convocação do…

2 dias atrás
  • CB.Poder

TJDFT deve eleger desembargador Jair Soares para a presidência

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios…

2 dias atrás
  • CB.Poder

No desfile em homenagem a Lula, quem ganhou foi a oposição, diz professor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL   À QUEIMA ROUPA: Marcelo Vitorino, estrategista, consultor e professor de marketing…

2 dias atrás