ANA MARIA CAMPOS
Integrante da oposição, o líder do PSDB no Senado, Izalci Lucas (DF), votou a favor da chamada MP da Esplanada, que reestrutura a organização administrativa do Executivo.
Na bancada do Distrito Federal, o placar foi 2 x 1. Além de Izalci, a senadora Leila Barros (PDT-DF) votou a favor da MP que fixa a estrutura do governo com 31 ministérios, além de seis órgãos com status de ministério, com um total de 37 ministros.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) votou contra.
O senador Izalci Lucas reclamou da pressa na tramitação da MP no Senado. A medida provisória foi votada na noite de ontem (31) na Câmara e encaminhada de madrugada ao Senado.
A tramitação relâmpago, conduzida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decorre do fato de a MP estar a poucas horas para caducar.
Apesar da pressa, Izalci disse que votou a favor por considerar que o Executivo tem o direito de definir sua estrutura. “Ganha a eleição, monta a estrutura”, afirmou.
No Senado, a MP foi aprovada com 51 votos favoráveis.
Divisão da bancada
Na bancada de deputados federais, a votação foi 4 a 4. A deputada Érika Kokay (PT-DF) e os deputados Gilvan Máximo (Republicanos-DF), Professor Reginaldo Veras (PDT-DF) e Rafael Prudente (MDB-DF) votaram a favor.
A deputada Bia Kicis (PL-DF) e os deputados Fred Linhares (Republicanos-DF), Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF) e Alberto Fraga (PL-DF) votaram contra.
No Senado, a MP foi aprovada com 51 votos favoráveis.