Não é primeira vez que a ideia de extinguir a Casa Militar do DF, como anunciado pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), surge como uma proposta de reestruturação da máquina pública. O assunto chegou a ser tratado na transição para o atual governo, em 2014. Escolhido secretário de Segurança Pública e Paz Social, o sociólogo Arthur Trindade (foto), especialista em combate à criminalidade, sugeriu criar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) como forma de ampliar a atuação do órgão e equilibrar os poderes das forças de segurança. Mas o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) não topou. Como agora, a reação de policiais militares foi grande. Então chefe da segurança da campanha de Rollemberg, o coronel Cláudio Ribas, hoje na reserva, advertiu sobre o risco de uma reação entre oficiais.
Arthur Trindade admite que as estruturas de GSI, em geral, são comandadas por coronéis ou generais, mas avalia que essa não é uma atribuição exclusiva de militares. O ex-secretário está escrevendo um livro sobre governança, redes e segurança e dedica um capítulo sobre o poder no DF. Ele narra que a Casa Militar exerce uma grande influência na PM por meio da promoção de oficiais. Muitas vezes, o chefe da Casa Militar manda mais que o comandante-geral da corporação, avalia. Trindade, aliás, pediu exoneração em 2016 justamente numa crise com policiais militares.
Antes de deixar o governo, Rodrigo Rollemberg (PSB) vai promover policiais e bombeiros militares. Uma comissão estuda quem será agraciado. No segundo turno da campanha, enquanto policiais civis declararam apoio explícito a Ibaneis Rocha, grande parte da PM e do Corpo de Bombeiros votou em Rollemberg, segundo a avaliação de aliados do governador.
Depois de quase quatro anos à frente do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Leonardo Bessa deixa o cargo de procurador-geral de Justiça do DF em dezembro e não volta mais para a Promotoria de Defesa do Consumidor. Ele foi promovido por merecimento a procurador de Justiça e agora passa a atuar em segunda instância. O upgrade, assinado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, foi publicado ontem no Diário Oficial da União.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…