O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai declarar novamente estado de emergência na saúde. O decreto já assinado, a que o Correio teve acesso, deve ser publicado nesta sexta-feira (24/1). No texto, o chefe do executivo prevê que a medida tenha duração de 180 dias em razão do risco de epidemia de dengue, de febre amarela e da possível introdução dos vírus Zika e Chikungunya no DF.
Com o decreto, o governador autorizou também a contratação de pessoal, além da compra de insumos e adoção de medidas para a contenção das doenças. Em uma parte do documento, o GDF passa à Secretaria de Saúde a responsabilidade para elaborar diretrizes para o período emergencial.
No ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também assinou decreto que declarava estado de emergência na saúde do DF. O ato ocorreu, em 7 de janeiro, no lançamento do programa SOS Saúde no Hospital de Base e foi uma das primeiras ações do emedebista no setor.
Com a medida, o governo ficou autorizado a adquirir medicamentos e insumos sem licitação, convocar concursados, contratar servidores e estender cargas horárias de trabalho. O decreto se justificava, segundo a equipe do governador, pela gravidade da situação, que poderia aumentar o número de mortes no DF.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…