Ed Alves/CB/D.A Press
O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai declarar novamente estado de emergência na saúde. O decreto já assinado, a que o Correio teve acesso, deve ser publicado nesta sexta-feira (24/1). No texto, o chefe do executivo prevê que a medida tenha duração de 180 dias em razão do risco de epidemia de dengue, de febre amarela e da possível introdução dos vírus Zika e Chikungunya no DF.
Com o decreto, o governador autorizou também a contratação de pessoal, além da compra de insumos e adoção de medidas para a contenção das doenças. Em uma parte do documento, o GDF passa à Secretaria de Saúde a responsabilidade para elaborar diretrizes para o período emergencial.
No ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também assinou decreto que declarava estado de emergência na saúde do DF. O ato ocorreu, em 7 de janeiro, no lançamento do programa SOS Saúde no Hospital de Base e foi uma das primeiras ações do emedebista no setor.
Com a medida, o governo ficou autorizado a adquirir medicamentos e insumos sem licitação, convocar concursados, contratar servidores e estender cargas horárias de trabalho. O decreto se justificava, segundo a equipe do governador, pela gravidade da situação, que poderia aumentar o número de mortes no DF.
Se, em 2022, Lula era o candidato com mais condições de vitória, em 2026 ele…
A senadora Leila Barros (PDT-DF) integrou a comitiva do presidente Lula que viajou à Itália…
Da coluna Eixo Capital/Ana Maria Campos Num momento em que a esquerda precisa de renovação,…
Por Ana Maria Campos, Em defesa da educação A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá,…
Por Arthur Souza, Após uma tentativa frustrada de realizar a segunda reunião, a Comissão Parlamentar…
Por Arthur Souza, Após o Correio antecipar, no último domingo, detalhes do projeto de lei…