O governador Ibaneis Rocha (MDB) tirou o dia ontem para visitas ao Legislativo e ao Judiciário. Esteve na abertura dos trabalhos dos deputados distritais e também foi ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ibaneis se reuniu com os desembargadores Romeu Gonzaga Neiva e Roberval Belinati. Conversou sobre vários temas de interesse do Judiciário, entre eles, precatórios, reforma do prédio do TJ, que aguarda conclusão de perícia, e construção de estacionamento na lateral do Parque da Cidade, para atender o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Câmara Legislativa. Falou também sobre projeto em estudo, que visa à contratação de advogados para auxiliarem a Defensoria Pública. A advogada Kaline Gonzaga Costa, ex-chefe de gabinete do Governador, participou do encontro. Romeu Gonzaga Neiva, pelo critério da antiguidade, deve ser o próximo presidente do TJDFT. A eleição será em 14 de fevereiro.
Para mudar o nome do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, como sugeriu ontem, o governador Ibaneis Rocha (MDB) terá de convencer os deputados distritais a apoiá-lo. É que existe uma lei distrital que batiza o estádio com o nome do jogador de futebol conhecido como o rei do drible. Em 2012, o então governador Agnelo Queiroz (PT) vetou o projeto, por pressão da FIFA. Mas a Câmara derrubou o veto. Ibaneis sugeriu nomear o complexo de “Arena BRB”, como forma de divulgar o banco, numa ação de marketing.
Como bom advogado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) fez um pronunciamento na Câmara Legislativa ontem sem ler, apenas com algumas anotações. Tem o dom da oratória. Ao iniciar o discurso no plenário, disse que preferia falar da tribuna do que sentado à Mesa.
Aliás, o governador Ibaneis Rocha afirmou que, para ingressar na política, teve de abrir mão de uma atividade que lhe fazia muito bem. E parafraseou o ministro Gilmar Mendes: “modéstia às favas”.
Ibaneis também colocou em dúvida o projeto de reeleição. Disse que depende da aceitação popular. Mas deixou claro que “está apaixonado pela política”. “É a forma de ajudar meu povo”, justificou.
No governo, Ibaneis Rocha conta com o secretário de Economia, André Clemente, para administrar o orçamento. Mas, na vida pessoal, segundo ele disse ontem, esse encargo é de sua ex-mulher, Luzineide de Carvalho, mãe de seus dois primeiros filhos, Caio e João Pedro.
Nos redutos tradicionais de carnaval, como Salvador, Olinda e Rio, a folia não acaba na quarta-feira de cinzas. Mas Brasília, neste ano, vai bem além. Uma portaria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa estabelece o período carnavalesco no DF de 8 de fevereiro, próximo sábado, até 23 de março.
Auditoria do Tribunal de Contas do DF aponta que a má-gestão de recursos públicos para compra de órteses e próteses pode chegar a R$ 75 milhões. A fiscalização identificou fraudes nas licitações, indícios de conluio de empresas, compra em quantidade muito maior do que a necessidade, aquisição de materiais obsoletos, falta de controle na distribuição dos materiais, armazenamento precário, entre outras atividades. Em nenhum momento, no entanto, o TCDF determinou que esses equipamentos fossem incinerados. A recomendação é de que os prazos de validade fossem levados em conta para evitar desperdícios. Ocorre que o atual governo herdou muitas peças já sem condições de uso e terá de encontrar uma solução.
A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) convocou para hoje reunião extraordinária da comissão externa de combate à violência contra a mulher e feminicídio para discutir a falta de investimentos para programas voltados ao tema. Em 2019, nenhum valor foi aplicado no principal programa do governo federal, a Casa da Mulher Brasileira.
O presidente da Câmara, Rafael Prudente (MDB), foi a única ausência no plenário ontem. Ele estava viajando. Mas a falta no primeiro dia dos trabalhos despertou várias teses. Coisas da politica. Nada passa em vão.
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…
POR ANA MARIA CAMPOS — A movimentação do governador Ibaneis Rocha (MDB) nos últimos tempos, ao…
ANA MARIA CAMPOS Morreu, na manhã deste domingo (12), aos 86 anos, o ex-presidente da…