Arquivo Pessoal
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
O governador Ibaneis Rocha (MDB) está em Lisboa e ontem participou de seminário promovido pelo IDP, do ministro Gilmar Mendes. Encontro de advogados, juristas e políticos. Entre os presentes, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, que está no centro da controvérsia sobre o inquérito das fake news e da censura à imprensa. Também está em Lisboa o presidente do STJ, João Otávio Noronha. Ibaneis viajou a convite do evento.
Ao lado do ex-ministro da Segurança Raul Jungmann, Ibaneis Rocha palestrou no primeiro painel do evento, sobre Segurança Pública, moderado por Leandro Daiello, ex-diretor-geral da Polícia Federal. Depois, o governador do DF participou como orador do painel de encerramento sobre Relações Institucionais entre Poderes. No debate sobre segurança pública, Ibaneis voltou a tratar da questão da transferência do líder do PCC, Marcos Camacho, o Marcola, para o presídio federal de segurança máxima de Brasília. “No caso dos presídios federais, o problema não são os bandidos presos. Esses estão seguros lá dentro. Mas há um entorno, comparsas que acompanham a movimentação dos chefes e que podem causar insegurança nas regiões próximas”, afirmou.
Ibaneis também tratou do financiamento da segurança pública e defendeu ajuda do governo federal para combater a criminalidade. “Hoje os estados são penalizados com os custos da segurança. Já que a responsabilidade é estadual, a verba deveria ser proporcional. É preciso que a União transfira essa verba porque hoje são construídos os presídios, mas o custeio fica na responsabilidade do governo estadual”, apontou. E acrescentou: “A segurança pública no Brasil tem jeito, mas é preciso trabalhar integradamente, com inteligência comum e ações conjuntas. Mas isso depende muito da União, que ainda está distante”. Seria um recado ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que estava presente e debateu o pacote anticrime no seminário do IDP, em Lisboa.
Nesta manhã, Ibaneis participa da abertura do 1º Encontro Piauí-Portugal. O evento tem o objetivo de gerar negócios e investimentos internacionais.
O vice-governador Paco Britto (Avante) embarca amanhã para uma viagem de uma semana a Estocolmo, na Suécia, e Berlim, na Alemanha. Na comitiva, o secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, com ônus total, de passagem e sete diárias, para o GDF. Querem voltar com parcerias e projetos na mala. Antes de viajar, Paco participa hoje do Fórum de Governadores em Brasília.
Ainda não será desta vez que o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), assumirá o governo. Ibaneis deve retornar a Brasília amanhã, quando o vice viaja. Mas há outra janela. Ibaneis fará uma viagem na próxima semana, enquanto Paco ainda estiver na Europa. O governdor pretende ir a Miami, no dia primeiro, para discutir questões relacionadas a investimentos e turismo no DF.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Ruy Coutinho, vai presidir amanhã um grande debate na Fiesp, em São Paulo, sobre direito da concorrência. Coutinho, que é conselheiro da federação, participará das discussões sobre a adesão do Brasil ao comitê de concorrência da OCDE. Conselheiros e a diretoria do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vão integrar a mesa de discussões, assim como Krisztian Katona, conselheiro do Federal Trade Commission, o Cade dos Estados Unidos.
O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, abrirá amanhã para o público a base de dados do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-DF), uma demanda antiga de empresas da construção civil e de consultorias. A ferramenta detalha informações necessárias para o licenciamento ambiental de empreendimentos, como os riscos ecológicos de cada área e a vocação do local para atividades produtivas. Os dados serão apresentados amanhã às 10h no Centro de Visitantes do Jardim Botânico.
Terminam no próximo domingo as inscrições para o concurso Olhar Brasília, que vai premiar fotografias de profissionais e amadores sobre a cidade, em comemoração aos 59 anos da capital. As fotos poderão ser feitas até com o celular e têm chance de vencer a disputa quem captar com sensibilidade as belezas de alguma parte do território do Distrito Federal, entre todas as regiões administrativas. Com o tema “A beleza da capital que se revela”, o concurso tem inscrições gratuitas e marca a temporada deste ano do movimento “Mexeu com Brasília, Mexeu Comigo”, idealizado pelas jornalistas Márcia Zarur e Samanta Sallum. As inscrições podem ser feitas no site www.olharbrasilia.com.
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…
ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…