Ibaneis: “Saiu da cabeça de alguém pouco iluminado do governo federal a ideia de atrapalhar o DF mais uma vez”

Compartilhe

Coluna Eixo Capital publicada em 5 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha voltou a criticar o governo federal durante o Fórum Lide Brasil — Transição Energética, realizado ontem pelo Lide Brasil e Lide Brasília, no Brasília Palace Hotel. Com o tema “Transição energética e desenvolvimento urbano”, o evento reuniu políticos e empresários. “Saiu da cabeça de alguém pouco iluminado do governo federal a ideia de atrapalhar o DF mais uma vez. Há um ano e três meses, com o apoio da classe política e empresarial, com o Paulo (Octávio) nos ajudando, nós vencemos essa batalha no Senado, porque havíamos perdido na Câmara, e conseguimos manter a correção do Fundo Constitucional, na forma originária”, lembrou. “E o que busca hoje este mal iluminado à frente do governo federal? Simplesmente retroceder e colocar novamente, não os governos, mas a população do Distrito Federal a serviço do governo federal. Eles não conseguem admitir que a capital da República não seja submissa a eles”, completou.

Falta de diálogo

Ibaneis reclamou do que chamou de medida impositiva do governo Lula. “Não houve diálogo nem com a bancada deles aqui. É uma medida absurda do ponto de vista legal, financeiro e conceitual. A comparação feita, pelo ministro Fernando Haddad e por alguns da equipe econômica, com os fundos de desenvolvimento do Nordeste, da Amazônia e do Centro-Oeste destoa totalmente da finalidade do FCDF. Os primeiros são para desenvolvimento e investimento para que essas regiões mais carentes possam ter sustentabilidade e uma economia que gera emprego e renda. Já o FCDF é um fundo de custeio para as forças de segurança, a saúde e a educação da capital. Essa característica é que traz a necessidade de manutenção da sua forma de correção”, afirmou, apontando o risco de achatamento dessas categorias. O governador, no entanto, elogiou a posição tomada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que defendeu a manutenção das regras de correção do FCDF.

Despedida

A última sessão do ministro Bruno Dantas como presidente do TCU foi ontem, mas a despedida ficou para a próxima semana. Ele preparou um discurso para a sessão de posse do novo presidente, Vital do Rêgo, eleito ontem.

Palestra em almoço por adesão

O Instituto Victor Nunes Leal promove, na próxima segunda-feira, 17º Almoço Cultural, no Restaurante Dom Francisco, da Asbac, com a presença do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele vai ministrar palestra com o tema: “A Inteligência Artificial no Poder Judiciário”. O evento é por adesão, por R$ 350, com almoço completo e bebidas não alcoólicas.

Raio X dos homicídios no DF

Entre 2018 e 2022, o número de vítimas de homicídios no Distrito Federal caiu de 435 para 241. Em 2018, 77% das denúncias foram oferecidas no primeiro ano após a data do homicídio. Dos casos ocorridos naquele ano, 75% dos que foram a julgamento resultaram em condenação. No Gama e Guará, 100% dos inquéritos foram resolvidos. Os dados fazem parte de relatórios com estatísticas e análises sobre os crimes dolosos contra a vida no Distrito Federal que serão divulgados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), na próxima quarta-feira.

Ficha-suja dos maus-tratos dos animais

O deputado distrital Daniel Donizet (MDB) poderá chegar à marca de 22 leis em defesa dos animais. A Câmara Legislativa aprovou ontem projeto de lei que cria o cadastro distrital de pessoas punidas por maus-tratos a animais, batizada de “ficha-suja dos maus-tratos”. O projeto segue para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Governadores querem autonomia para regular impostos

Representando o Fórum Nacional de Governadores, os chefes do Executivo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), Piauí, Rafael Fonteles (PI), e Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), discutiram pontos sensíveis da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária com o relator do tema no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM). A reunião focou três pontos: o Comitê Gestor (CG) do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a alíquota dos combustíveis e a Substituição Tributária (ST). Também participou o presidente do Comsefaz, Carlos Eduardo Xavier. O Fórum Nacional de Governadores avalia que a preservação da autonomia federativa é crucial para garantir que cada estado e o Distrito Federal tenham poder para regular os impostos de sua competência. Os governadores são contra a criação de um regulamento único para a nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), um imposto da União, e para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo de competência compartilhada entre estados, municípios e o DF.

“Se eu estou fazendo crime contra a honra, por que o seu chefe da Polícia Federal, diretor Andrei, não me prende agora? Em flagrante delito. Se é um crime contra a honra que estou cometendo, que me prenda”

Deputado federal Marcel Van Hatten (Novo-RS), durante participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, em audiência na Câmara dos Deputados

“Não há direito absoluto, não há imunidade para cometer crimes. Não adianta ficar lacrando para a internet. Se tem crime, precisa ser denunciado”

Diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, durante café com jornalistas

Jaqueline Fonseca

Subeditora do Correio Braziliense. Especialista em jornalismo investigativo com dez anos de experiência em cobertura de política, economia, judiciário e Cidades.

Posts recentes

  • CB.Poder

MP encaminha inquérito contra Pedro Turra para a Promotoria do Júri de Águas Claras

Ana Maria Campos A Promotoria de Justiça Criminal de Taguatinga encaminhou o caso do ex-piloto…

8 horas atrás
  • CB.Poder

Advogado Rodrigo Badaró foi indicado para presidir Comitê Nacional de Inteligência Artificial do Judiciário

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O advogado Rodrigo Badaró, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),…

23 horas atrás
  • CB.Poder

Leila do Vôlei é reeleita presidente do PDT-DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A senadora Leila do Vôlei foi reeleita presidente do PDT-DF neste…

23 horas atrás
  • CB.Poder

Chacina do DF vai a júri em abril. Pena pode ultrapassar 300 anos de prisão, segundo MP

Um dos crimes mais impressionantes da história do Distrito Federal, a chacina de 10 pessoas…

23 horas atrás
  • CB.Poder

Morte de Rodrigo Castanheira: classificação do crime pode alterar a pena máxima de 12 para 30 anos de prisão

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A discussão entre especialistas em direito penal do momento é sobre…

1 dia atrás
  • CB.Poder

TJDFT aprova penduricalho e medida é barrada pelo STF

ANA MARIA CAMPOS O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos…

3 dias atrás