O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou, nesta segunda-feira (8/6). ofícios para a Câmara Legislativa pedindo a retirada de tramitação dos projetos de lei que instituíam o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal (Refis-DF-2020) e o Programa Emergencial de Crédito Empresarial do DF.
Nos documentos, o governador justifica que as retiradas devem-se “pela ausência de interesse da Câmara Legislativa do Distrito Federal em analisar com a devida importância” que os textos requerem.
“Visto que, foram apresentadas diversas emendas que desfiguram integralmente a finalidade do projeto de lei, que é a de possibilitar a recuperação econômica do Distrito Federal, neste tempo de crise”, continua o chefe do Executivo local.
Uma das razões para a decisão do emedebista, segundo fontes do GDF, foi a pressão feita por alguns deputados para que o governo cedesse cargos em troca da aprovação das iniciativas.
Os dois projetos de lei são considerados fundamentais pela equipe econômica para a recuperação do DF em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.