Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino)
A corrida pela cadeira no Palácio do Buriti nas eleições de 2026 ganhará mais nomes em 2025. Mas no cenário atual, o nome tido como certo para a disputa é o da vice-governadora Celina Leão (PP), apresentada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em algumas agendas ao longo deste ano. Ontem, durante um almoço em uma churrascaria no Guará, o emedebista reforçou seu desejo publicamente.
Ibaneis projetou 2026 — ano das eleições — e destacou seu objetivo de reafirmar a posição da centro-direita na capital federal, que tem superado partidos alinhados à esquerda nos últimos anos. “Para isso, vamos ter à frente, nos liderando, a vice-governadora Celina Leão, que certamente será eleita governadora do Distrito Federal com o apoio de todos, de todos os políticos desta cidade que querem o bem”, afirmou o governador.
Ibaneis não esconde que Celina é sua escolha para a disputa, mas o nome que comporá a chapa com a progressista ainda é uma incógnita. Avalia-se que há tempo suficiente para definir os demais nomes. O futuro do governador também permanece incerto: embora seu nome seja cotado para o Senado, ele não descarta a possibilidade de tirar um período de descanso. Todas as definições ocorrerão em 2025.
Fundo Constitucional
Na agenda, Ibaneis criticou duramente a deputada Erika Kokay (PT-DF) e o deputado Professor Reginaldo Veras (PV-DF) por terem votado contra o texto do relator Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que retirou o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) do ajuste fiscal proposto pelo governo federal. O governador afirmou que ambos são “maus exemplos” e acusou-os de querer “o mal de Brasília”.
Erika reage
À coluna, Erika justificou seu voto contrário, explicando que se opôs às alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e não ao FCDF, que, segundo ela, já estava garantido fora do pacote. Em post na noite de ontem, a petista acrescentou: “O relatório que votamos já havia excluído os ataques ao FCDF e não tinha nada a ver com o DF”, escreveu Erika.
E Veras também rebate
É o mesmo caso de Veras. Ele afirmou que o FCDF não foi o motivo de seu voto, uma vez que o fundo estava assegurado independentemente do texto. “O FCDF fora do texto me deu mais tranquilidade ainda para votar contra, mas tirar direitos de idosos e pessoas com deficiência, nem pensar”, declarou.
Com a chegada de 2025, uma das certezas entre deputados ouvidos pela coluna é de que a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) deve ser encaminhada à Câmara Legislativa (CLDF) ainda no primeiro semestre do ano. Segundo as projeções dos parlamentares, caso a medida se confirme, este será o projeto mais relevante a ser votado no próximo ano legislativo.
No entanto, tanto deputados da base quanto da oposição ainda desconhecem quais serão os projetos prioritários a serem enviados pelo Executivo. A falta de previsibilidade tem sido motivo de críticas de alguns ao longo do último semestre, período em que divergências entre o governo e o Legislativo paralisaram temporariamente a tramitação de algumas pautas do Buriti.
O governador Ibaneis Rocha sancionou ontem a criação do Dia Distrital de Prevenção ao Consumo de Álcool por Crianças e Adolescentes no calendário oficial de eventos do DF. A proposta, de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PSD), se baseia em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam o consumo precoce de álcool como uma das principais causas de acidentes, violência e problemas de saúde mental entre jovens, especialmente antes dos 15 anos.
A data será celebrada anualmente em 20 de fevereiro. O texto prevê a realização de palestras, debates, feiras e outras ações educativas, em parceria com organizações civis e instituições privadas, para conscientizar a população sobre os riscos do consumo precoce de bebidas alcoólicas.
Condenado a nove anos e seis meses de prisão por tentativa de homicídio contra a servidora Tatiana Matsunaga em 2021, o advogado Paulo Ricardo Moraes Milhomem busca retomar a vida profissional e obteve uma vitória na Justiça na última semana. Em regime aberto desde agosto, ele conseguiu autorização judicial para remover a tornozeleira eletrônica e foi liberado para passar o Natal e o ano-novo no Guarujá, litoral paulista. O advogado atropelou Tatiana após uma briga de trânsito, no Lago Sul.
A defesa de Milhomem argumentou que o uso do dispositivo vinha causando prejuízos à rotina do advogado, impedindo-o de participar de compromissos profissionais e sociais, além de provocar “constante constrangimento” em situações públicas.
No outro lado, a mais recente atualização sobre o estado de saúde de Tatiana foi registrada em um processo que tramita na 4ª Vara Cível de Brasília. No processo, ela relatou ter ficado internada por quase três meses, sofrendo uma extensa falha craniana que exigiu a realização de uma cranioplastia para reconstrução do crânio. Contudo, seu aspecto físico nunca foi totalmente recuperado, e ela perdeu parte de seu campo visual devido a uma lesão neurológica provocada pelo traumatismo craniano. Em 13 de dezembro, a Justiça condenou Milhomem ao pagamento de R$ 168 mil por danos materiais e morais.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) inaugura, hoje, totens de segurança no Setor Comercial Sul e na Praça do Relógio, em Taguatinga. A iniciativa, em parceria com a Polícia Militar (PMDF), tem como objetivo reforçar a sensação de segurança, atender emergências, reduzir índices criminais e auxiliar em investigações. A tecnologia dos totens integra câmeras de alta definição, botões de emergência e sistemas de comunicação direta com as forças de segurança.
Coluna Eixo Capital, publicada em 22 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 22 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital publicada em 20 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Em…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Ao…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos A…