Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou o secretário de Saúde Francisco Araújo Filho e integrantes da cúpula da pasta denunciados pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no âmbito da Operação Falso Negativo, que apura irregularidades na compra de testes rápidos. A princípio, o secretário de Saúde interino, Osnei Okumoto, segue no cargo. A decisão, antecipada pelo blog, foi confirmada em edição extra do Diário Oficial do DF, nesta segunda (14/9).
Além de Araújo, foram exonerados Eduardo Hage, Ramon Santana, Eduardo Pojo, Iohan Struck, Erika Mesquista, Emmanuel Carneiro.
A Operação Falso Negativo, do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT), apura prejuízo milionário aos cofres públicos por causa de suposto superfaturamento de produtos adquiridos pela Secretaria de Saúde.
Na segunda fase, deflagrada em 25 de agosto, foram presos preventivamente integrantes da cúpula da pasta. O prejuízo, segundo o MPDFT, é superior a R$ 18 milhões, montante que seria suficiente para comprar mais de 900 mil testes rápidos. Os alvos da operação foram afastados dos cargos pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Três dias após a morte de Odette…
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Os casos recentes de feminicídio e…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A Caixa…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Em meio…
ANA MARIA CAMPOS O engenheiro civil Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos, morreu na noite…
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…