Renato Alves/Agencia Brasília
Por Ana Maria Campos – O governador Ibaneis Rocha (MDB) desfez ontem um certo clima de constrangimento que poderia haver com o interventor da segurança pública do DF designado após o 8 de janeiro, Ricardo Cappelli. O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi agraciado ontem com a Medalha Tiradentes. Foi um cumprimento sem jeito, mas cordial. Melhor foi a reaproximação de Ibaneis com o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF). Os dois trocaram farpas nas últimas campanhas eleitorais, mas a empatia retornou quando Fraga passou a defender a volta do governador quando esteve afastado por decisão do STF. Ontem, os dois ficaram no maior papo durante o evento coordenado pela Polícia Militar do DF.
Nomeado pelo presidente Lula, o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Maurício Miranda vai integrar uma das turmas cíveis. Ele ficou conhecido pelo destacado trabalho como promotor do júri de Brasília e chega agora ao Judiciário com reconhecimento da comunidade jurídica.
Os atos antidemocráticos de ataque à Praça dos Três Poderes tiveram como palco a área central de Brasília, mas apenas uma parlamentar do Distrito Federal está escalada para participar da CPMI do 8 de janeiro no Congresso. É a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Estava prevista inicialmente a participação do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), mas o espaço do partido ficou com o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que foi do Ministério Público. Por ser líder de partido, o PSDB, Izalci não pode ser titular. Ficou como primeiro suplente.
Em viagem à Flórida, a vice-governadora Celina Leão (PP) celebrou ontem o aniversário e a formatura da filha, Bruna Leão, em mestrado na área de direito. Celina chega domingo a Brasília.
A Rede Urbanidade promove hoje debate sobre tarifa zero na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A iniciativa tem por objetivo discutir os modelos econômicos e financeiros de financiamento para a implementação da tarifa zero no transporte público coletivo. Na programação, especialistas e estudiosos discutirão as possibilidades e os desafios dessa política pública que já é uma realidade em 70 cidades brasileiras. O debate terá participação da promotora de justiça Lenna Daher, coordenadora da Subcomissão de Transporte Coletivo da Rede Urbanidade, do deputado distrital Max Maciel (PSol), presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa, e do economista Wesley Ferro Nogueira, secretário-executivo do Instituto MDT (Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade).
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…