O governador Ibaneis Rocha (MDB) abriu guerra com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ao apresentar uma reclamação disciplinar contra o promotor de Justiça Eduardo Gazzinelli Veloso no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Ibaneis aponta que Gazzinelli feriu o princípio do “promotor natural” ao fiscalizar a instalação dos equipamentos comprados em contrato emergencial para o hospital de campanha do estádio Nacional Mané Garrincha, destinado aos pacientes com covid-19.
Em 18 anos no Ministério Público, Gazzinelli nunca havia sido alvo de uma representação no CNMP ou na Corregedoria. Ele é considerado um promotor atuante, autor de investigações penais e de improbidade importantes no MPDFT e também em atuação por designação na Procuradoria-Geral da República, nas gestões de Roberto Gurgel, Rodrigo Janot e Raquel Dodge.
Na representação, Ibaneis alega que o promotor que atua na área de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) não integra a força-tarefa de fiscalização dos contratos e medidas emergenciais para conter o avanço do novo coronavírus. A repercussão da representação foi grande e vários integrantes de órgãos de controle se solidarizaram com Gazzinelli.
Na representação, Ibaneis Rocha alega que Eduardo Gazzinelli integra, no Ministério Público do DF, um grupo ligado ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, uma vez que o promotor de Justiça atuou na PGR em processos com foro no STJ.
Ibaneis cita o fato de ter feito uma representação na OAB contra a liberação da carteira de advogado a Janot, quando ele se aposentou. Por isso, o governador pede que o CNMP conceda uma liminar que impeça Gazzinelli de fiscalizar novas instalações da saúde ou, pelo menos, comunique o GDF com antecedência de 24 horas.
O ministro Bruno Dantas, do TCU, teve uma boa ideia em nome da transparência no acompanhamento da pandemia de covid-19. Com os dados nacionais sobre o novo coronavírus do site do Ministério da Saúde fora do ar e a decisão do presidente Jair Bolsonaro de dificultar o acesso a essas informações, Dantas pretende propor ao TCU e aos tribunais de contas estaduais que consolidem dados sobre infectados, curados e óbitos da covid-19, para divulgação diária até 18h. “Com as dificuldades, as instituições devem ajudar”, afirma.
A primeira embaixada, instalada em Brasília no mesmo ano da inauguração da capital, foi a do Irã, há 60 anos completados nesse domingo (7/6). Para comemorar esta data, a embaixada vai recebeu, a neta do presidente Juscelino Kubitschek, Anna Christina Kubitschek, seu marido, o empresário Paulo Octávio, o jogador de futebol Lúcio e a chefe do escritório de Relações Internacionais do GDF, Renata Zuquim. Num ato simbólico, fizeram uma reinauguração da embaixada cortando um bolo.
O deputado Chico Vigilante (PT) está assustado com o crescimento do número de casos de covid-19 em Ceilândia, onde mora. Já são quase 2 mil. “As pessoas não estão se dando conta da gravidade da situação”, diz o distrital, que garante: “Não coloco o nariz para fora de casa.”
Morreu de covid-19, aos 60 anos, Delmar Caixeta, um antigo funcionário da CEB. Era muito próximo do ex-governador José Roberto Arruda. No governo dele, foi Superintendente de Iluminação Pública. Arruda, aliás, conta que já perdeu três amigos, dois, em Brasília, e um, no Rio de Janeiro, para o novo coronavírus.
O presidente do IPREV-DF, Ney Ferraz, está liberado pelos médicos para retornar ao trabalho. Depois de testar positivo para a covid-19, na semana passada, Ney Ferraz entrou imediatamente em isolamento, comunicou aos servidores do IPREV-DF e providenciou testes para eles, além da desinfecção dos ambientes de trabalho. “Realizei tomografia de tórax. Não apareceu nada no pulão. Da mesma forma, o último exame sorológico e o de SWAB deram negativo. Estou bem e já posso voltar a trabalhar”, diz.
Em 5 de maio, o DF tinha 1.837 casos de covid-19 e 34 mortes. Um mês depois, na última sexta-feira, havia 14.208 registros e 202 óbitos. Numa conta matemática simples, a projeção é de que, em 5 de julho, passaremos de 100 mil casos e mais de mil mortes.
Ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF e do Rio Grande do Sul Leany Lemos será a primeira mulher a presidir o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Áudios obtidos pelo Estadão revelam que presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo, chama o movimento negro de “escória maldita” e ameaça demitir quem não cumprir meta de botar “esquerdista” para fora.
“O Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre casos e mortes relacionados ao covid-19. Ao longo do enfrentamento da doença, a coleta de informações evoluiu com capacitação e serviços laboratoriais. As medidas, assim, permitem obter dados mais precisos sobre cada região”
Presidente Jair Bolsonaro
“Transparência, num país de diárias desumanidades, é falar palavrões em reunião de governo; é fazer de cercadinhos show de ignorâncias; é comer pastel e cachorro-quente em estratégia populista que cospe em cada ser humano que morre a todo minuto sem direito sequer ao adeus digno”
Procurador Regional da República Blal Dalloul, que integrou lista tríplice votada pelos colegas para a PGR
Com a curva ascendente de covid-19 em algumas regiões administrativas do DF, não seria hora de o GDF adotar medidas mais radicais nessas localidades, como as definidas para Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente, antes que a situação saia totalmente do controle?
A próxima votação da lista tríplice para a vaga de desembargador eleitoral do TRE foi marcada para 16 de junho. Na semana seguinte, haverá escolha de outra lista.
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, começa a…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos A empresária Maria Amélia Campos, dona da…
Às vésperas do julgamento mais importante de sua vida, em que a 1ª Turma do…
ANA MARIA CAMPOS Candidato que enfrentou o governador Ibaneis Rocha (MDB) nas eleições de 2022,…
ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) não esteve na posse do presidente do…
ANA MARIA CAMPOS O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) confirmou que Ricardo Cappelli, presidente da Agência…