O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) reuniu-se, na manhã desta terça-feira (27/11), com o ministro da Saúde de Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-RS). No café da manhã, realizado na casa do emedebista, o futuro chefe do Palácio do Buriti apresentou os cotados para o comando da pasta responsável pela assistência médica no Distrito Federal e pediu recursos para reformas de hospitais.
Ibaneis pretende anunciar, nesta quarta-feira (28), o escolhido para chefiar a Secretaria. “Devo realizar uma reunião com o núcleo de saúde da equipe de transição e, logo depois, oficializar a decisão”, disse ao Correio. “O futuro ministro sugeriu um perfil técnico”, complementou o emedebista, sem citar nomes.
Nos bastidores, muitas são as possibilidades ventiladas. Entre os integrantes da lista, constam o médico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) Adriano Guimarães Ibiapina; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Carlos Fernando da Silva; e o secretário-executivo do Ministério da Saúde Adeilson Loureiro.
Em relação aos subsídios para a implementação de melhorias na infraestrutura dos centros médicos, Mandetta assegurou que realizaria um levantamento sobre quanto poderia ser alocado para o setor e pediu que o governador eleito elencasse cinco prioridades — Ibaneis fez menção ao Base e aos Hospitais Regionais de Ceilândia, Taguatinga, Planaltina e do Gama. “Tudo é urgente, mas estes são os que estão em situação mais dramática”, afirmou.
Pela manhã, o futuro chefe do Executivo local ainda tratou da saúde pública em reunião com deputados distritais, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Ibaneis pediu aos parlamentares a destinação de verba para a reforma dos demais hospitais da rede, por meio do protocolo de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019.
A convite do presidente da República Michel Temer (MDB), Ibaneis participou, no Palácio do Planalto, de uma cerimônia de assinatura do decreto que institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres (Sinapom) e do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (PNaVid).
O planejamento integra a campanha “Você tem voz”, do governo federal, realizada por meio do Ministério dos Direitos Humanos. Segundo Gustavo Rocha, atual titular do órgão e anunciado secretário de Justiça do DF, a proposta, lançada domingo na internet, acumula mais de 400 mil acessos.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…