Fotos: Mariana Campos/CB
Lisboa – Ao participar da abertura do XIII Fórum de Lisboa, o ministro Gilmar Mendes, idealizador do evento e decano do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu a decisão relacionada ao Marco Civil da Internet, tomada na semana passada pela Corte, por 8 votos a 3. Os provedores passarão a responder por danos provocados por conteúdos criminosos ou ofensivos mesmo que não haja ordem judicial anterior para que sejam removidos. “A fragmentação do debate público em câmaras de eco radicalizadoras, e sua transformação em terra sem lei, hostil e inóspita, representam uma ameaça sem precedentes à possibilidade mesma da política como ação conjunta entre iguais”, afirmou Gilmar Mendes.
O STF julgou parcialmente inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet. Até então, os provedores estavam protegidos até que houvesse uma decisão judicial para que o conteúdo ofensivo fosse removido.
O ministro Gilmar Mendes afirmou que a medida restabelece “a civilidade e a fecundidade da esfera pública digital”. “A decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira passada (26), de declarar parcialmente inconstitucional o art. 19 do Marco Civil da Internet, para estabelecer o dever de remoção e a responsabilização das big techs pelas postagens criminosas ou ofensivas de seus usuários, é fundamental, não apenas para coibir a prática de crimes e preservar a honra das pessoas, mas para restabelecer a civilidade e a fecundidade da esfera pública digital”, disse.
Com o tema “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o evento reúne, até 4 de julho, autoridades públicas, acadêmicos, juristas e representantes do setor privado do Brasil, Portugal e Estados Unidos.
A abertura conta com a presença do ministro Gilmar Mendes (STF), do presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, do presidente da OAB, Beto Simonetti, e do presidente da FGV Carlos Ivan Simonsen Leal, entre outros nomes de destaque do cenário jurídico e político dos dois países.
*Programação completa, inscrições e mais informações:*
🔗 www.forumdelisboa.com/2025/
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…