Diante da necessidade de aumentar a arrecadação, o governo vai reformular o programa Nota Legal. Os cidadãos não poderão mais usar os créditos para abater de impostos como IPVA e IPTU. A ideia do GDF é criar um programa de milhagens, em que os usuários trocarão os créditos por produtos e serviços, como créditos de celular pré-pago, por exemplo. As mudanças sairão do papel até o fim do ano.
O secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, diz que o programa Nota Legal “é a menina dos olhos do governo”, mas hoje está “totalmente desacreditado”. “Hoje em dia, as pessoas nem perdem mais tempo informando o CPF, porque os valores dos créditos caíram muito. Mas o programa é muito importante e, por isso, vai ser reformulado”, diz Clemente.
Carteira digital
O objetivo, segundo ele, é implantar um sistema de carteira digital. Os detalhes ainda estão em debate entre técnicos do governo, sobretudo os especialistas em tecnologia. Entre as possibilidades está a criação de um cartão, em parceria com o BRB, para o uso dos créditos, ou a realização de parceria com estabelecimentos, que se adequariam para começar a receber a moeda digital do GDF. “Vamos direcionar isso para áreas de consumo que gerem mais arrecadação”, explica André Clemente.
Ele não quis detalhar produtos que poderão ser oferecidos no programa de milhagem, mas afirmou que a escolha será feita com enfoque em setores econômico em que há mais problemas como sonegação ou comércio informal. Assim, o governo estimulará os cidadãos a pedirem a nota fiscal, aumentando a arrecadação tributária.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…