vacina_euixo 19/01/2021. Credito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

GDF teme atraso na vacinação de idosos com mais de 75 anos por falta de doses

Publicado em GDF, Notícias

A Secretaria de Saúde do DF está com alerta aceso em relação à disponibilidade de vacinas para a população do DF nas novas fases. A preocupação se justifica pela demora da entrega de doses pelo Ministério da Saúde. Havia entrega de 60 mil vacinas prevista para a terça-feira (2/1), mas a chegada foi adiada. Inicialmente, a previsão é de que ocorra no sábado. Entretanto, técnicos da Secretaria temem que hajam novos atrasos.

Uma fonte da pasta ouvida pelo Correio garantiu que não há preocupação em relação a pessoal e ao estoque de seringas na capital federal. Porém, o grande gargalo hoje para dar sequência à vacinação de novos grupos é a chegada de mais doses. Como o DF foi mais rápido do que outros, disse, o problema se evidenciou.

Nesta semana, foram vacinados idosos com mais de 80 anos. A expectativa é de que a imunização nesta faixa etária esteja concluída nesta quarta-feira (3/1).

A ideia era de que a vacinação dos  idosos a partir de 75 anos começasse na próxima terça-feira. Segundo uma fonte próxima ao governador Ibaneis Rocha (MDB), o emedebista conversou, na terça-feira, com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, que garantiu estoque. Ainda assim, os técnicos da Saúde temem que o atraso se concretize.